Notícias: Geral

Mobilização pelo Hospital Público Regional terá reunião técnica no dia 2 e plenária regional no dia 23
24 de Fevereiro de 2012 às 18:30
Mobilização pelo Hospital Público Regional terá reunião técnica no dia 2 e plenária regional no dia 23
Prefeito ressaltou que comissões técnicas serão unificadas, para os estudos de viabilidade

Foi realizado no gabinete do prefeito Eduardo Loureiro, nesta sexta-feira (24), um encontro para debater o projeto de instalação de Hospital Público Regional nas Missões/Noroeste. A atividade contou com a participação do prefeito Eduardo Loureiro, o vereador Gilberto Corazza, o diretor da URI e presidente do Corede/Missões, Maurílio Tiecker, além de líderes sindicais e representantes de diferentes segmentos da comunidade.

Na abertura do encontro, o prefeito Eduardo Loureiro reinterou o compromisso de que a instalação do Hospital Regional passa necessariamente pela união regional em torno do tema, de bons projetos técnicos e da mobilização das lideranças de organizações da sociedade civil, em torno desse projeto que prevê acesso 100% SUS, disponibilizando serviços de alta complexidade.

Durante o encontro foi acertado que na próxima sexta-feira, dia 2 de março, deverá ser realizada em Santo Ângelo uma reunião de trabalho que tratará da unificação das comissões técnicas formadas em São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo para os estudos de levantamento dos dados, sistematização e estudos de viabilidade técnica para gestar uma “Fundação Pública de Direito Privado”, composta pelos municípios das Missões e outras regiões do Noroeste do RS. Os investimentos em termos de infraestrutura e equipamentos deverão ser oriundos do Governo Federal e, o financiamento e custeio serão pelo SUS com base nos serviços de alta complexidade.

O prefeito Eduardo informou ainda que paralelamente ao trabalho da comissão técnica, na semana que vem manterá audiência em Brasília, no Ministério da Saúde, para tratar da questão. Ele também afirmou que nos dias 15 e 16 de março, em Porto Alegre, o tema deverá dominar as discussões de uma Assembléia da AMM com participação dos prefeitos da região e representantes da área.

Outra questão acertada no encontro desta sexta-feira, foi a de que será realizada em Santo Ângelo, no dia 23 de março novo encontro regional para relato do andamento das atividades da comissão técnica com base nas necessidades, carências e demandas efetivas da região e macrorregião, formalizando a coordenação unificada para toda a esta demanda regional.

Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo

Mais Notícias: Geral