Notícias: Polícia

Lançada oficialmente a Patrulha Maria da Penha

Solenidade ocorreu na manhã de domingo (8)

10 de Março de 2015 às 08:10
Lançada oficialmente a Patrulha Maria da Penha
Sargento Ruchel, de costas, é a coordenadora da Patrulha Maria da Penha (Foto: 7º RPMon/Divulgação)

Foi lançada oficialmente, na manhã de domingo (8), às 10h, na Praça Leônidas Ribas, a Patrulha Maria da Penha. A Patrulha atuará, em Santo Ângelo, sob a coordenação da sargento Márcia Ruchel, do 7º Regimento de Polícia Montada (7º RPMon). A equipe será composta ainda por mais cinco policiais da Brigada Militar (BM), que atuarão auxiliando a manutenção da segurança das mulheres que estão sob medida protetiva.

A solenidade de lançamento ocorreu na presença de autoridades civis e militares. Durante o evento, foram esclarecidas as circunstâncias em que a equipe atuará. “É importante dizer que a Patrulha não vai atender a ocorrência no momento do fato, mas, sim, trabalhará com o pós-delito, fiscalizando as medidas protetivas de urgência solicitadas pela vítima no momento da ocorrência”, ressaltou a sargento Ruchel.

A medida protetiva é requerida no momento em que a mulher realiza a denúncia na Delegacia da Mulher. Após a solicitação, o Judiciário defere o pedido, que pode ter várias condições, como, por exemplo, o afastamento do agressor do lar da vítima. É a partir do deferimento da medida que entra o trabalho da Patrulha Maria da Penha, que atuará no sentido de fiscalizar.

A fiscalização vai ocorrer 24h, diariamente. O contato com a Delegacia da Mulher, conforme a coordenadora da Patrulha, será constante, e as visitas às mulheres será feita pelos policias militares com a viatura identificada. A Patrulha é integrada por policiais homens e mulheres, com o objetivo de deixar a vítima mais tranquila na hora da abordagem. 

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Polícia