Notícias: Polícia

Patrulha Especial é lançada pelo 7º RPMon

POE da Brigada Militar coloca em prática patrulha padronizada com técnicas usadas em todo país

09 de Maio de 2015 às 15:20
Patrulha Especial é lançada pelo 7º RPMon
Duas novas viaturas foram recebidas através da Participação Popular Cidadã (PPC) (Foto: Andrei Fucilini/Especial)

No início do mês de abril, o 7º RPMon implementou no efetivo do POE as Patrulhas Especiais (Patres). A técnica consiste no Emprego Operacional de Grupos de Policiais Militares que trabalham com uma força de um efetivo em maior número, sendo destacado para cumprir missões específicas, tanto em ambiente rural ou urbano. O preparo e equipamentos são específicos. O objetivo é possuir um forte poder de resposta de repressão a diversas ocorrências e, principalmente, repressão a ações de grupos criminosos mais estruturados.

As Patres também executam o policiamento na área comercial e bancária, o que previne ações de quadrilhas com forte poder de fogo. Semanalmente, estão sendo realizadas instruções específicas com Técnicas e Táticas policiais padronizadas na Brigada Militar. Nos treinamentos são aliadas orientações da Secretaria Nacional de Segurança (Senasp).

A doutrina repassada, na sua grande maioria, são as mesmas empregadas por grupos policiais de outros estados do Brasil. As instruções operacionais estão sendo realizadas pelo Capitão Cristiano Brilhante, Comandante do 1º e 2º Esquadrões, o qual além do conhecimento adquirido no Curso Superior de Polícia Militar, referente a este assunto específico, possui experiência prática neste tipo de emprego policial.

As instruções são acompanhadas pelo 1º Tenente Monteiro, comandante do Pelotão de Operações Especiais. A doutrina operacional é desenvolvida não só através de técnicas policiais, como também por meio de princípios morais necessários para a atividade policial.

O controle emocional e as diversas possibilidades de enfrentamento de risco são simulados de forma semelhante ao que possa ocorrer na realidade. O Pelotão de Operações Especiais possui finalidades diversas, entre elas estão o emprego no Controle de Distúrbio Civil e o reforço e apoio operacional no policiamento ostensivo, o que está sendo realizado pelas Patrulhas Especiais. O do Comando do 7º RPMon, através do Major Antônio Felipe Zinga Júnior, possui o objetivo de aumentar a força e o poder de resposta necessária. Outro destaque foi o recebimento de duas viaturas novas, zero quilômetros, recebidas pela Participação Popular Cidadã, empregadas pelas Patres

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Polícia