Notícias: Polícia

Duro golpe no abigeato

No domingo, policiais do 7º RPMon prenderam cinco acusados no interior de Santo Ângelo

23 de Agosto de 2016 às 09:10
Duro golpe no abigeato
Veículo roubado foi recuperado pela BM

Um duro golpe foi dado pelos órgãos de segurança pública contra suspeitos de envolvimento no crime de abigeato e receptação. Cinco pessoas foram presas pela Brigada Militar no domingo (21), na localidade de Comandaí, interior de Santo Ângelo. A suspeita é de que eles faziam parte de uma quadrilha especializada neste tipo de crime. Foram presos quatro homens e uma mulher.

O FLAGRANTE
Conforme o Boletim de Ocorrência da Brigada Militar, policiais do 7º Regimento de Polícia Montada (7º RPMon), em patrulhamento para o combate ao abigeato no interior de Santo Ângelo, avistaram os suspeitos que carregavam uma máquina de cerrar carne para dentro de uma residência. No pátio havia um veículo Onix prata e, ao ser consultado, foi constatado que a placa não era original do mesmo, sendo que o chassis do veículo acusava no sistema estar em situação de furto da cidade de Não Me Toque. Imediatamente foi dada voz de prisão aos acusados.
Em buscas no local foi encontrada uma bolsa com carne e em um mato próximo outra bolsa com couro de dois bovinos de pelagem marrom e cinza. No mesmo local haviam vários restos de animais em diversos pontos, já em decomposição.
Os cinco autores foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia onde foi lavrado o flagrante por receptação de carro roubado e associação criminosa. Ainda foram entregues uma máquina de cerrar carne, roupas sujas de barro e sangue, um Iphone branco, um celular LG preto, um aparelho Etrex Vista Garmin, um chip de celular e uma carteira contendo R$7,00.

PALAVRA DO DELEGADO
De acordo com o delegado Marcus Vinicius da Silva Viafore, os suspeitos foram autuados não apenas pelo crime de abigeato.
“Foi uma prisão realizada pela Brigada Militar. Foram presas cinco pessoas, em um sítio, onde haviam elementos de que poderia haver um abate clandestino de bovinos e mais um veículo roubado que foi encontrado neste local. Foi feita a verificação pela Brigada Militar. Eles apresentaram a ocorrência na DPPA aqui de Santo Ângelo e foram autuadas em flagrante pelo fato essas cinco pessoas. Flagrantes pelo crime de receptação, tendo em vista que o veículo encontrado lá era roubado, e associação criminosa, pois além dessas pessoas estarem no mesmo local do veículo, cujo a propriedade não foi devidamente identificada, ainda havia essa suspeita de que era um local para o abate clandestino. Possivelmente ali, e isso será investigado no decorrer do prazo do inquérito policial decorrente do auto de prisão em flagrante, é o local onde se abatia animais proveniente do crime de abigeato”, disse o delegado.
O delegado informou ainda que os cinco estão presos preventivamente. “Representamos pela prisão preventiva dos cinco indivíduos. Eles foram encaminhados ao presídio de Santo Ângelo e o auto de prisão em flagrante encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Publico após, para a análise desta representação feita pela Polícia Civil.”

RESPOSTA QUALIFICADA
Ainda conforme Viafore, o combate aos crimes de abigeato tem sido prioridade por parte dos órgãos de segurança. “Há um esforço muito grande de nós todos da Polícia Civil e também da Brigada Militar, das forças policiais, pois sabemos que este é um tipo de delito que causa muita lesão à comunidade, tanto de Santo Ângelo, quanto das cidades ao redor, então isso tem sido sim uma prioridade da polícia, de uma forma geral, o combate a este tipo delito”, apontou.
O delegado informou ainda que dois dos presos já tinham inúmeras passagens pela polícia pelos crimes de receptação e roubo e um deles por homicídio qualificado. Todos os suspeitos foram encaminhados ao Presídio Regional de Santo Ângelo. 

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Polícia