Notícias: Polícia

Primeira mulher a chegar ao posto de Coronel da BM comandará o CRPO Missões

Ana Maria Haas, 55 anos, é natural de Novo Hamburgo e comanda os órgãos de polícia especial

01 de Março de 2018 às 10:00
Primeira mulher a chegar  ao posto de Coronel da BM  comandará o CRPO Missões
Coronel Ana Maria Haas tem 32 anos de Brigada Militar. Foto: Divulgação/JM

Aos 55 anos de idade, Ana Maria Haas, natural de Novo Hamburgo passa a ser a primeira mulher Coronel da Brigada Militar em 180 anos da corporação. Ela foi graduada na última sexta-feira (23) e sua promoção foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Desde as mudanças no quadro de formaturas, inserção do sexo feminino em batalhões e comando de equipes esta é uma notícia tratada como pioneirismo na trajetória da policial. Atualmente mora em Porto Alegre onde desde janeiro de 2017 comanda interinamente os Órgãos de Polícia Especial, formados por cinco unidades: Batalhão Fazendário, Batalhão de Aviação, Grupamento de Supervisão de Vigilância, Batalhão de Polícia de Guarda, além da força-tarefa na Cadeia Pública e na Penitenciária do Jacuí.
Haas ingressou no primeiro curso de oficiais mulheres, em fevereiro de 1986 e se formou em julho de 1987. “A minha promoção representa a conquista de todas as mulheres brigadianas, em especial as pioneiras da 1ª Companhia Policial Militar Feminina. Ao longo dos anos fomos rompendo barreiras, mostrando que, com nossa experiência, é possível chegar em altos postos da corporação. Quando comecei, era um tempo em que as mulheres trabalhavam separadas dos homens na Brigada Militar. Atuávamos em eventos especiais, como shows e feiras, em aeroportos e rodoviárias. Hoje, já estamos nas ruas, trabalhando em tropas de choque e até no Corpo de Bombeiros, unidades que exigem força, mas com nossa técnica, inteligência e perspicácia conseguimos mostrar aos homens que temos capacidade para trabalhar lado a lado com eles”, observa.
A unificação com a integração dos dois sexos no quadro da BM só ocorreu dez anos depois da formatura de Ana, quando ela se tornou Capitã. Quatro anos depois, ela foi promovida a Major, em 2001, e passou a comandar a Escola de Educação Física da corporação. Em 32 anos de Brigada Militar, a oficial passou por dois batalhões na Capital e trabalhou com as colegas na criação das primeiras companhias femininas em Porto Alegre e no Interior.
Nesta terça-feira (27), já promovida ao posto de Coronel, Ana Maria Haas recebe outra importante informação. Seu nome é publicado no Boletim de Transferência de Oficiais para comandar o Comando Regional de Policiamento Ostensivo das Missões (CRPO Missões), com sede em Santo Ângelo, no lugar do Tenente Coronel Arlindo Filadelfo Alves de Araujo Rêgo, que foi para a Reserva Remunerada, em janeiro de 2018.
Ainda não foi confirmada a data da posse, mas a previsão é de que ocorra em dez dias. O CRPO Missões é responsável por três unidades operacionais: 7º Regimento de Polícia Montada (Santo Ângelo), 29º Batalhão de Polícia Militar (Ijuí) e 14º Batalhão de Polícia Militar (São Luiz Gonzaga). “À frente do comando regional das Missões o meu desafio será trabalhar com as tropas a fim de diminuir os índices de criminalidade e violência na região”.
Atualmente, há duas oficiais, formadas na mesma turma da coronel Ana que poderão chegar ao mesmo posto. Outra policial, da segunda turma feminina de policiais, também poderá chegar ao posto.

Por Oda Kotowski/JM

Mais Notícias: Polícia