Notícias: Política

Secretário Beto Albuquerque afirma que virá em março inaugurar a ERS-218

Ele também garantiu que até sexta-feira (16) será concluída a reforma na ponte do Rio Ijuí

10 de Dezembro de 2011 às 13:20
Secretário Beto Albuquerque afirma que virá em março inaugurar a ERS-218
Beto Albuquerque anunciou obras de infraestrutura para a região das Missões. Foto: Fernando Gomes/Especial/JM

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, anunciou, durante o evento Encontros para o Desenvolvimento, realizado na manhã deste sábado (10), que voltará à região em março de 2012 para inaugurar o novo asfalto da ERS-218, que liga Santo Ângelo a Catuípe.

O anúncio foi muito aplaudido pelos presentes no encontro no Teatro Antônio Sepp, visto que o asfaltamento entre os dois municípios é esperado há décadas. Retomado nos últimos meses, faltam apenas pouco mais de dois quilômetros para que a obra seja concluída. O principal empecilho é um licenciamento ambiental.

PONTE DA ERS-344

Beto Albuquerque também garantiu que até a próxima sexta-feira (16), será concluída a reforma da ponte sobre o Rio Ijuí, na ERS-344, ligando Santo Ângelo a Entre-ijuís. “Esta ponte demorou 60 dias a mais do que o previsto para ser reformada, pois havia muitas rachaduras. Mas vamos entregá-la pronta até a sexta-feira, para que possa ser utilizada por mais 10 ou 15 anos”, afirmou.

ACESSOS ASFÁLTICOS

Outra afirmação que arrancou aplausos da comunidade, feita por Beto Albuquerque, foi destacar que “nenhum dos municípios desta região ficará sem acesso asfáltico até o final de nosso governo”. No Estado, 104 municípios ainda não possuem ligação asfáltica. Na região, são cinco: Rolador, Pirapó, Garruchos, Eugênio de Castro e Ubiretama.

O secretário de Infraestrutura e Logística ainda falou de outras obras previstas para a região. “Vamos seguir firme com o asfaltamento até o Distrito de Buriti, aqui em Santo Ângelo; restaurar a ERS-344, e o Daer já está sabendo da necessidade de mudança dos trevos da região”, ressaltou. A reivindicação é de que os acessos entre rodovias sejam através de rótulas, a fim de evitar mais mortes por acidentes de trânsito.

ASFALTO ENTRE GIRUÁ E SENADOR SALGADO FILHO

Beto Albuquerque revelou no encontro que, nesta semana, foi celebrado o contrato para o asfaltamento da VRS-867, que liga Giruá a Senador Salgado Filho. O ato foi comemorado pelos prefeitos Angelo Fabiam Thomas, de Giruá, e Sedir Wastowski, além dos deputados estaduais presentes e o deputado federal Elvino Bohn Gass. A ligação é aguardada há mais de 30 anos, visto que é um dos corredores de importação e exportação do Estado.

AEROPORTO REGIONAL

A reforma e ampliação do Aeroporto Regional de Santo Ângelo, que permitirá o pouso e a decolagem de aeronaves maiores, com até 100 lugares, foi outro assunto tratado por Beto Albuquerque no encontro. A obra será feita numa parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, com investimento girando em torno de R$ 6 milhões, porém falta a assinatura do convênio. “Iremos assiná-lo ainda neste ano, para que em janeiro comecem as obras”, garantiu o secretário. A obra já foi inclusive licitada.

O Encontros para o Desenvolvimento, no Teatro Antônio Sepp, ainda contou com a presença de autoridades locais e regionais, dos secretários do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, e da Saúde, Ciro Simoni, além do governador Tarso Genro.

Fotos vinculadas

Grande público compareceu à audiência com o governador Tarso Genro, na manhã deste sábado

Por Tiarajú Goldschmidt

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Política