Notícias: Política

Missioneiros apresentam reivindicações a Tarso Genro

Pedidos foram feitos durante o Encontros para o Desenvolvimento, neste sábado

10 de Dezembro de 2011 às 16:10
Missioneiros apresentam reivindicações a Tarso Genro
Autoridades durante o encontro deste sábado. Foto: Fernando Gomes/Especial/JM

 O governador Tarso Genro, que esteve na manhã deste sábado em Santo Ângelo, para assinar convênio entre Hospital Santo Ângelo e Instituto de Previdência do Estado, participou no Teatro Antônio Sepp do evento Encontros para o Desenvolvimento. Ele foi recebido por prefeitos, vereadores, secretários municipais, empresários e comunidade em geral, representando os municípios das Missões.

Na mesa de autoridades, além de Tarso, estiveram os secretários de Estado Afonso Motta, do Gabinete dos Prefeitos; Beto Albuquerque, de Infraestrutura e Logística; e Ciro Simoni, da Saúde. Também o anfitrião, prefeito de Santo Ângelo Eduardo Loureiro; o vice-prefeito, Adolar Queiroz; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulo Azeredo; o presidente da Associação dos Municípios das Missões, Orcelei Dalla Barba; os deputados estaduais Aloísio Classmann e Jeferson Fernandes; o deputado federal Elvino Bohn Gass; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Adroaldo Loureiro.

Logo no início, o governador Tarso Genro ressaltou que esta era uma reunião de trabalho, a fim de definir alguns rumos do desenvolvimento da região. “Aqui o governo sai informado e comprometido com algumas reivindicações”, disse, passando a palavra ao anfitrião Eduardo Loureiro.

O prefeito de Santo Ângelo lembrou que a reunião fora agendada há mais de três meses, em um encontro seu e do então deputado Adroaldo Loureiro com o governador. Ele também agradeceu a atenção que o Governo do Estado tem dado à região, citando as recentes conquistas na área de saúde: convênio do Hospital Santo Ângelo com o IPE Global, assinado na manhã deste sábado; e a ordem de início das obras da Unidade de Pronto Atendimento no Bairro Pippi, assinada nesta sexta-feira (9).

“O Hospital Santo Ângelo há poucos anos passou por uma crise muito séria e quase fechou as portas. Felizmente conseguimos superá-la, e hoje estamos comemorando estas conquistas”, completou Eduardo, ao adiantar o que viria pela frente na reunião: a fala de representantes das áreas da saúde, educação, agricultura, infraestrutura e desenvolvimento.

O presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Paulo Azeredo, em sua fala, fez um pedido ao governador para que dê uma atenção especial ao interior dos municípios, no que diz respeito à infraestrutura para os agricultores. “É necessário melhorar a prestação de serviços de energia elétrica e telefonia, principalmente a telefonia móvel, no interior”, disse, pedindo que o governo pressione as concessionárias desses serviços para que prestem melhor atendimento.

Logo após, foram realizadas as reivindicações dos porta-vozes das áreas de agricultura, educação, saúde, desenvolvimento e infraestrutura, que você confere na edição de terça-feira do Jornal das Missões.

PALAVRA DOS SECRETÁRIOS

Por fim, foi passada a palavra ao secretário Afonso Motta. Ele ressaltou que seu papel é de articulação, com uma visão federativa, fazendo o meio de campo entre os municípios e o Governo do Estado e Governo Federal. “Buscamos recursos e encaminhamos demandas, para que as respostas cheguem com rapidez aos cidadãos”, afirmou.

O secretário de Saúde, Ciro Simoni, lembrou que a região das Missões foi a primeira do Estado que ele visitou após ser empossado como secretário. Ele falou dos investimentos anunciados para a área da saúde na região, e também falou da necessidade de prevenir a dengue, pela proximidade com o verão. “A demonstração de combate à dengue feita no verão deste ano precisa ser fortalecida agora”, disse.

Beto Albuquerque, secretário de Infraestrutura e Logística, e o governador Tarso Genro, ressaltaram por fim que no final deste ano será apresentado um plano de investimentos para a malha viária do Estado, com investimentos superiores a R$ 2 bilhões. Beto Albuquerque ainda falou das obras em andamento na região das Missões, bem como do cronograma de asfaltamento dos acessos aos municípios que ainda não possuem asfalto.

Por Tiarajú Goldschmidt

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Política