Notícias: Política

Secretaria Estadual do Turismo anuncia ações para revitalizar o sítio arqueológico de São Miguel

Som e Luz deverá ser apresentado em sete idiomas para adultos e bilíngue para o público infantil

22 de Outubro de 2012 às 17:00
Secretaria Estadual do Turismo anuncia ações para revitalizar o sítio arqueológico de São Miguel
Secretária Abgail Pereira anunciou melhorias para o sítio arqueológico de São Miguel das Missões

Ao participar da 21ª edição da Interiorização do Governo, em São Miguel das Missões, na sexta-feira (19), a secretária do Turismo, Abgail Pereira, anunciou ações para revitalizar e modernizar o sítio arqueológico da cidade.

Uma das atividades da secretária no evento foi a assinatura, junto com o prefeito da cidade, Pedro Everling, de um termo de cooperação que cria a frente de trabalho integrado para as ações comemorativas ao 30º aniversário da Declaração do município como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 2013.

O termo prevê, entre outros aspectos, executar várias ações de estruturação, consolidação e promoção do destino turístico local, aproveitando o potencial do sítio arqueológico e outros atrativos como ferramenta de fomento da economia e geração de renda.

Outra iniciativa anunciada por Abgail foi a de um projeto para produção de audioguias turísticos, cujo conteúdo tem como objetivo informar os turistas sobre a descrição e história das ruínas para subsidiar os passeios turísticos no local. “As informações serão disponibilizadas em sete idiomas para adultos e bilíngue para o público infantil. Já estamos na fase de empenhar a contratação da produção de conteúdo que dará base ao guia”, revelou a secretária.

Ainda na interiorização, a titular da pasta informou à comunidade da região que a secretaria conta com orçamento para ações de infraestrutura e qualificação do destino para 2013, com a implantação de Centros de Informações Turísticas integrados com a Fronteira. Outra novidade apresentada foi a ideia de estruturação do planejamento da oferta com investimento na reestruturação de roteiros e geração de dados sobre a região, visando integrar, também, os sítios de São Lourenço e São João Batista.

E, para finalizar, Abgail anunciou uma parceria com a prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a revitalização do espetáculo Som e Luz, que há décadas encanta os turistas que visitam São Miguel das Missões. 

Mais Notícias: Política