Notícias: Política

Em São Miguel, Jornada Técnica orienta agentes a qualificar destinos turísticos
22 de Outubro de 2012 às 17:00

Na sexta-feira (19), São Miguel das Missões sediou mais uma edição das Jornadas Técnicas 2014 - Ações Preparatórias dos Serviços Turísticos do Rio Grande do Sul. A atividade realizada pela Secretaria do Turismo (Setur) fez parte da programação da Interiorização de Governo no município.

As jornadas estão percorrendo o Estado com o objetivo de promover encontros que contribuam para a melhoria da qualidade dos destinos no RS, além de representar uma oportunidade para sensibilizar, orientar e qualificar os agentes da cadeia produtiva do turismo com vistas à Copa do Mundo.

De acordo com o diretor de Qualificação e Serviços Turísticos da Setur, Maximilianus Pinent, as jornadas têm sido um instrumento importante para a divulgação de ações que podem ajudar os empreendedores gaúchos a qualificarem os serviços oferecidos. “Nosso objetivo é cada vez mais reunir esforços do Governo do Estado, mas também da iniciativa privada para fomentar e desenvolver o nosso turismo”, disse.

O evento, direcionado a empreendedores locais, iniciou-se com uma apresentação sobre o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que tem como meta regularizar a situação dos estabelecimentos comerciais junto ao cadastro oficial do Ministério do Turismo (MTur). O Cadastur também prevê a orientação sobre os procedimentos a serem adotados para, em caso de alguma irregularidade, normalizar a situação.

Na sequência, a servidora da secretaria Liane Port ressaltou a importância de se investir no turismo, mas não só com a motivação da Copa de 2014. “A Copa vem e passa, mas o turismo permanece. Por isso temos de investir agora para termos o resultado depois”, afirmou. “Até os bancos estão percebendo a necessidade que o setor tem de inovar e investir. Desta forma, estão criando linhas de crédito específicas para quem deseja apostar no turismo, já que turismo não é só viajar, é construir um hotel, um restaurante. Enfim, apresentar novas possibilidade aos turistas”, ressaltou.  

Mais Notícias: Política