Notícias: Política

Zilá Andres: “A gente tem que investir muito na juventude”

Vereadora foi reeleita pelo PP com 1.553 votos

22 de Dezembro de 2012 às 11:11
Zilá Andres: “A gente tem que investir muito na juventude”
Vereadora Zilá Andres, do PP, foi eleita com 1.553 votos

Zilá Andres, esposa do prefeito eleito Valdir Andres, foi eleita para seu segundo mandato como vereadora com 1.553 votos. Ela relata suas principais propostas para o legislativo.


JM – Por que decidiu concorrer a vereadora?

ZILÁ – Sempre participei ao lado do Andres, desde quando ele se elegeu vereador. Sempre participei das campanhas, gosto de política. Fiz uma política bem correta, bem centrada. Sempre ajudei ele em todas as campanhas a deputado, mas nunca tinha pensado em ser candidata. Um ano antes da primeira eleição, em 2008, estávamos morando em Porto Alegre, quando o Andres foi deputado e secretário, e eu vim para Santo Ângelo. Até eu queria que o meu filho, o Zizo, fosse candidato, mas ele me disse: ‘Não mãe. Tu que sempre foi companheira, sempre esteve ao lado do pai, acho que tu tem o perfil para ser candidata’. Aí eu comecei a visitar as pessoas que sempre me apoiaram, as lideranças do partido. O partido me apoiou também e deu certo. Os votos que eu tive foi pela minha pessoa, pelo meu trabalho na política.

 

JM – Qual a sua base eleitoral? Onde concentrou sua busca pelos votos?

ZILÁ – Vou a todos os pontos da cidade, mas no centro eu sou bem votada e nos bairros também. Participo de núcleos comunitários, clubes de mães. Sempre tenho um bom respaldo nos bairros.

 

JM – Que ações pretende desenvolver em seu mandato?

ZILÁ – Quero atuar em todas as áreas. Mas, principalmente na saúde. Já tive alguns projetos aprovados, como o da obrigatoriedade do Teste da Orelhinha. Quero trabalhar com a questão dos jovens. A gente tem que investir muito na juventude, até sobre a questão da drogadição, vamos realizar um trabalho muito intenso nessa área. Acho que temos de investir muito no esporte, inclusive, já tivemos emendas parlamentares do Jerônimo Goergen (deputado federal pelo PP), que beneficiou dois bairros, como o Boa Esperança e o Alcebíades de Oliveira, com quadras de esporte. Os bairros precisam de uma estrutura necessária para o esporte e lazer, e isso eu quero me empenhar.

 

JM – Que postura você vai adotar frente ao governo do futuro prefeito Valdir Andres?

ZILÁ – A postura que o vereador deve ter, independente do prefeito é cobrar, fiscalizar. Isso é uma forma do vereador ajudar a administração.

 

JM – A situação será minoria na Câmara. Como será sua posição, principalmente com relação aos projetos de governo?

ZILÁ – Nós já estávamos em minoria, antes como oposição e agora como situação. Acho que não vai ter problema. O vereador que se dispõe a concorrer, não vem aqui defender apenas a sua legenda partidária, mas sim a cidade. Conheço o prefeito Andres. Ele é uma pessoa que agrega, acho que ele terá um apoio, porque ele vai precisar de todos. Tenho certeza que ele vai procurar todos os vereadores eleitos.

 

JM – Quais são suas referências políticas no estado e no país?

ZILÁ – Temos contato com diversos deputados, federais e estaduais, além da senadora Ana Amélia Lemos. O político que eu mais admiro é o Valdir Andres. Entrei na política pelo seu belo exemplo.

Por Fernando Goettems (fernando@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Política