Notícias: Política

André Marques renuncia e Jacques Barbosa é o novo presidente da Câmara

Pedrão é o vice e Vinicius Makvitz o secretário da Mesa Diretora

01 de Julho de 2013 às 19:40
André Marques renuncia e Jacques Barbosa é o novo presidente da Câmara
Nova Mesa Diretora da Câmara tem Jacques Barbosa (PDT) como presidente, Pedrão (PDT) como vice e Vinicius Makvitz (PMDB) como secretário. Ao centro, Jacques e André Marques, que renunciou à presidência nesta segunda-feira. Foto: Fernando Gomes/Especial/JM

O vereador André Marques (PDT) renunciou no final da sessão da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, desta segunda-feira (1º), de seu mandato como presidente da Casa Legislativa.

Em seu discurso de despedida do cargo de presidente, Marques destacou que se esforçou ao máximo nesse período de seis meses em que atuou na Presidência. “Tive um mandato pautado pela transparência e pelo diálogo, já que jamais me omiti em buscar o entendimento, a conciliação e a harmonia entre os cinco partidos que hoje representam o Parlamento santo-angelense. Quanto à transparência, fico feliz em deixar uma marca, que com certeza será lembrada por muito tempo, a da transmissão em áudio e vídeo das sessões da Câmara”, afirmou. Por fim, André Marques disse que “não faltou empenho em buscar a máxima eficiência, sempre observando o princípio da legalidade e da transparência”.

Após a renúncia, foi aberto prazo para inscrição de candidatos, e apenas uma chapa foi inscrita, encabeçada por Jacques Barbosa (PDT), tendo Pedrão (PDT) como vice e Vinicius Makvitz (PMDB) como secretário.

A chapa foi eleita por 11 votos favoráveis. Ainda houve três votos em branco e uma abstenção.

O novo presidente, Jacques Barbosa, destaca que tem como meta aprimorar a questão da agilidade no encaminhamento e aprovação dos projetos de lei, assim como zelar pela transparência nas ações do Poder Legislativo. “Também queremos aprimorar uma ação efetiva na fiscalização do Executivo municipal, junto com os colegas vereadores, cumprindo nosso papel na defesa dos interesses da nossa comunidade”, frisa.

Jacques salienta que o comando do Parlamento municipal é um novo desafio em sua carreira. “Vamos trabalhar pelo desenvolvimento de nossa cidade, sempre focando os princípios da administração pública, como a moralidade, eficiência, impessoalidade, legalidade e publicidade dos atos do Legislativo”, frisou.

ACORDO

A decisão de renunciar ao cargo de presidente e realizar nova eleição foi tomada seguindo acordo, ocorrido no início do ano, na qual definiu a eleição do vereador André Marques como presidente do Parlamento no primeiro semestre e Jacques Barbosa no segundo.

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Política