Notícias: Política

Comitê exige melhorias nos serviços de telefonia e internet em Santo Ângelo

Câmara vai convocar operadoras para apresentar medidas punitivas

28 de Novembro de 2013 às 10:12
Comitê exige melhorias nos serviços de telefonia e internet em Santo Ângelo
Representantes de órgãos e entidades debateram, na Câmara de Vereadores, ações para punir empresas que não cumprem com serviços de telefonia e internet no município. Foto: Fernando Gomes/Especial/JM

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo sediou na terça-feira (26) audiência com autoridades e lideranças locais que compõem o comitê municipal em defesa dos consumidores dos serviços de telefonia e internet.

A reunião foi proposta pelo vereador Osvaldir Ribeiro de Souza, o Vando (PMDB). Na ocasião, ficou acertada uma série de medidas que visam amparar o consumidor lesado por algum dos serviços. Conforme destacou o vereador Vando, a audiência serviu para o ajuste de propostas e para a discussão de ideias que venham a resultar num melhor atendimento à demanda existente no município.

Sendo assim, o comitê, constituído por representantes do Legislativo Municipal, OAB, Procon, Ministério Público e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, irá convocar as operadoras de telefonia e internet, assim como seus emissários no município, para audiência no próximo dia 12. Na ocasião serão apresentadas as medidas a serem tomadas diante da comprovação de prejuízos ao consumidor. Dentre as medidas estão multa correspondente ao faturamento das empresas, cancelamento de vendas e cassação de alvará.

Além disso, o vereador Vando explica que será criado um sistema junto ao site da Câmara de Vereadores e demais órgãos integrantes do comitê, no qual será possível que o consumidor realize suas denúncias e demonstre seus prejuízos. A Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais também estão comprometidos em fazer esse trabalho junto às comunidades do interior, local com registros constantes de problemas.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Jacques Barbosa (PDT), o movimento é de grande importância, tendo em vista a relevância do serviço nos dias atuais. “Não é possível que nossa comunidade siga sofrendo com a precariedade dos serviços fornecidos por algumas operadoras. Estamos engajados nessa luta”, afirmou.

As reclamações estão, principalmente, relacionadas às cobranças indevidas, falta de informações adequadas sobre os planos, alteração unilateral dos contratos, baixa qualidade do sinal nas comunidades do interior e em localidades do próprio município e o direito de poder cancelar os serviços.

O comitê estará reunido novamente no dia 12, quando apresentarão as medidas punitivas às operadoras de telefonia e internet. A reunião terá início às 14 horas, nas dependências da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. Todos são convidados a participar.

Fonte: Câmara de Vereadores

Mais Notícias: Política