Notícias: Política

Eduardo Loureiro é empossado deputado estadual

Região retoma cadeira na Assembleia e garante forte embate político em prol das necessidades

03 de Fevereiro de 2015 às 08:00
Eduardo Loureiro é empossado deputado estadual
Deputado Eduardo Loureiro no Plenário da Assembleia Legislativa, casa da qual fará parte nos próximos quatro anos (Fotos: Fernando Gomes/Especial)

Segundo deputado estadual mais votado do PDT no Estado, o administrador, professor e ex-prefeito de Santo Ângelo (2005-2012) Eduardo Loureiro tomou posse na Assembleia Legislativa, na tarde de sábado (31), reforçando os compromissos de retomar a representação política da região e contribuir para os grandes debates que resultem numa agenda estratégica de desenvolvimento para o RS.

Eleito com 60.816 votos, ele reiterou que vai trabalhar muito para corresponder às expectativas e demandas em temas cruciais para a população, como acesso à saúde, os investimentos em educação, a melhoria da infraestrutura viária, as políticas para a agricultura e o desenvolvimento sustentável. “O endividamento do Estado é assustador, mas, por outro lado, é um desafio. Quero promover muito diálogo e ajudar a enfrentar os problemas estruturais históricos do Estado e da região”, reforçou o deputado.

Ao lado dos familiares na posse, Eduardo fez questão de enfatizar que o pai, o ex-deputado – eleito quatro vezes – e hoje conselheiro do TCE Adroaldo Loureiro, sempre foi sua referência quanto ao compromisso às causas de interesse público e inspiração sob o aspecto político do trabalhismo. “É com muita honra que assumo a função de deputado estadual seguindo os passos do meu pai Adroaldo Loureiro, que foi vereador, prefeito de Santo Ângelo e deputado por quatro mandatos consecutivos”, destacou.

Ao agradecer os mais de 60 mil recebidos, Eduardo disse que a política representa uma grande oportunidade de intervir em determinadas realidades e transformá-las para melhor, por meio de serviços e investimentos que melhorem a vida das pessoas. “Vamos retribuir a confiança com muito trabalho, defendendo os interesses do povo gaúcho com dignidade, seriedade e honradez. Todos e, de modo especial, a região Noroeste do Estado poderão contar com o nosso trabalho. Agiremos com firmeza para buscar mais qualidade de vida para a população”, assegurou o deputado.

DEPOIS DA POSSE
A preocupação do deputado missioneiro é, a partir de agora, dar continuidade aos trabalhos que foram propostos durante a caminhada de representar especialmente Santo Ângelo, mas também a região das Missões e região Noroeste do Estado, como um todo, que estavam com a sua representação polícia fragilizada. “Agora, toda a nossa preocupação, atenção e energia estão voltadas a esse trabalho que começa a partir desta semana”, destaca.

Loureiro frisa que essa é uma nova experiência, tendo em vista que em sua carreira política nunca havia sido legislador. “Minha experiência como candidato havia sido de prefeito. Fui concorrer a prefeito no ano de 2004, quando, confesso, me preparava para ser candidato a vereador, mas as circunstâncias acabaram me levando a concorrer a prefeito e eu assumi a missão vencendo uma difícil eleição e sendo reeleito depois. Então, toda a minha atividade política sempre foi ligado ao Executivo e agora estou tendo essa oportunidade de atuar no Legislativo, que acho uma experiência extremamente importante”, diz.

Daqui para a frente, o deputado estadual buscará fazer a representação de toda a região, lutando pelas necessidades e demandas de forma proativa. “Um deputado não tem a caneta na mão. Não é ele que determinará se o investimento acontecerá, mas ele pode influenciar, pode contribuir com o debate, apresentar projetos de lei que vão permitir que ações possam ser executadas, e eu vou atuar dentro dessa dinâmica”, frisa.

PRIMEIRO PRONUNCIAMENTO
Eduardo Loureiro destaca que pretende, em seu primeiro pronunciamento como deputado estadual, na Assembleia Legislativa, reafirmar e ressaltar as principais demandas, levando para o conhecimento do conjunto da Assembleia a realidade que vive a região missioneira e Noroeste do Estado. “Pretendo focar nessas problemáticas e demandas. Preciso levar ao conhecimento da Assembleia Legislativa e do Executivo estas necessidades, a realidade da região, pois eu fui eleito justamente para cumprir esse papel”, analisa.

O deputado já vem trabalhando nesse contexto ao longo do mês de janeiro, quando realizou visitas aos municípios da região para conhecer as necessidades, além de ter se reunido com os secretários do novo governo, no intuito de apresentar essas demandas. “Mas é claro que na condição de deputado empossado vou dispor de um espaço privilegiado na Assembleia, o que nos dá visibilidade e chamará atenção das autoridades, lideranças e própria imprensa, permitindo uma condição melhor de representar a região e trabalhar em cima dessa pauta”, diz.

Entre as principais demandas que serão apresentadas pelo deputado, estão a infraestrutura e saúde, que se configuram como prioridade imediata, entre outros aspectos levantados pelas lideranças municipais e regionais nas visitas realizadas pelo deputado.

ASSEMBLEIA RETOMA TRABALHOS HOJE
A Assembleia Legislativa retomará os trabalhos hoje, com posse, pela manhã, dos novos superintendes e diretores da Casa, que assumiram com o presidente Edson Brum (PMDB), eleito no último sábado. Ainda pela manhã, ocorre reunião de líderes e na parte da tarde haverá sessão plenária com a presença do governador José Ivo Sartori.

“É de praxe que na primeira sessão do Parlamento no ano o governador compareça trazendo uma mensagem para os deputados. Depois haverá as definições das comissões, já que a Assembleia tem cerca de dez comissões permanentes que tratam de determinados temas. Inclusive, há expectativa de que eu possa assumir uma comissão dentro da minha experiência e linha de atuação e, se isso acontecer, teremos uma condição muito positiva para fazer esse trabalho a que estamos nos propondo”, explica.

Fotos vinculadas

Eduardo Loureiro com o pai e inspiração, o ex-deputado estadual, por quatro mandatos, Adroaldo Loureiro, hoje conselheiro do TCE Filha Gabriela, esposa Robriane e mãe Neiva Loureiro e, acima, os irmãos Roberto, com esposa Valéria, e Saulo, com a noiva Cassandra

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Política