Dois toques

0
120

BRASILEIRÃO – Hoje e amanhã acontecem os jogos da 9ª rodada do Brasileirão 2014, que terá parada para a Copa do Mundo. O Grêmio recebe o Palmeiras, amanhã, 16h, no Alfredo Jaconi, precisando vencer para espantar a crise que se avizinha. Mesmo com o time estando apenas dois pontos atrás do líder Cruzeiro, as últimas atuações do Tricolor foram sofríveis, deixando o torcedor apreensivo e aumentando a pressão sobre o técnico Enderson Moreira. O Internacional vai até Macaé, no Rio de Janeiro, enfrentar o Fluminense, também amanhã, às 18h30min. Colorado que vive situação muito parecida com a do Grêmio: não vem apresentando futebol muito convincente. A retomada do Brasileirão acontecerá somente no dia 16 de julho.

CENTRO DAS ATENÇÕES – A Austrália é a primeira seleção a desembarcar em solo brasileiro para a Copa. A partir de agora, cada vez mais o mundo estará voltado para o Brasil. As nossas rotinas, o nosso dia a dia começarão a ser contados de forma detalhada em todas as línguas e para todos os lugares do planeta Terra. É a vitrine da Copa do Mundo. Situações internas que até então não eram tão relevantes no contexto mundial receberão destaque e terão dimensões maiores daquelas vividas em situações normais. O mundo da bola não se alimenta somente de jogadores e dos gramados. Futebol muitas vezes é o pano de fundo para outros interesses.

CONTAGEM REGRESSIVA – Faltando apenas 13 dias para o início do Mundial, muito ainda se falará sobre obras inacabadas nos entornos dos estádios e até mesmo nos próprios estádios. A abertura do Mundial acontecerá no Itaquerão, inacabado. Os entornos dos estádios estão com muito a fazer. Vai terminar a Copa e as obras continuarão até o final do ano ou mais.

CARTILHA – Quase todos os países elaboraram cartilha orientando seus cidadãos que virão ao Brasil assistir aos jogos da Copa. O governo americano, por exemplo, criou a sua cartilha com muitos detalhes, todos importantes. Mas tem dois aspectos muito interessantes: um deles orienta para que se municiem de camisinhas e que estas sejam de procedência americana. A outra enfoca que todos precisam ser imunizados contra uma série de doenças. Entre as doenças citadas está a poliomielite, erradicada do País, cujo último registro é de 1970.

FAVORITISMO – O Brasil é favorito para ganhar a Copa do Mundo. Até aí, nenhuma novidade. O Brasil, em todas as Copas, sempre teve este papel de protagonista. A confiança maior não está nos jogadores. Acho que esta Seleção Brasileira é uma das mais fracas de todos os tempos. Mas a comissão técnica é de muita competência. Felipão e sua turma têm o grupo na mão. E sabem motivá-los. Sabem organizá-los de tal forma que, mesmo com as limitações individuais, conseguimos ter uma equipe muito equilibrada e competitiva. Muito competitiva. Felipão não gosta de trabalhar com muitas estrelas. Time do Felipão é de operários e alguns brilhos. Nada mais.

ARENA GRÊMIO – Um ano de “queda de braço” entre Grêmio e OAS chegou ao fim. Clube e empresa assinaram, nesta semana, aditivo modificando o contrato original, possibilitando ao Grêmio assumir de fato e de direito a Arena Grêmio. Bom para todos. Principalmente para a nação tricolor, que agora pode dizer que tem casa. Ufa!