Superioridade inócua

0
142

O Grêmio de Felipão, indiscutivelmente, melhorou em alguns aspectos: consegue valorizar a posse de bola, evoluiu na qualidade do passe e já tem dinâmica de jogo. Mas não tem efetividade. A essência do futebol é a marcação do gol. É justamente neste quesito que reside o pecado capital do time de Felipão. Cria, cria, mas acaba falhando na conclusão.

FALHA NA MARCAÇÃO – O primeiro gol do Santos no jogo da quinta-feira passada escancarou a fragilidade do sistema defensivo do Grêmio. Ficou, neste lance, evidenciado que os jogadores não sabem exatamente o que fazer. Quem marca quem e onde se posicionam em determinados lances em favor do adversário, próximos da área, tipo cobrança de faltas e escanteios. O zagueiro Werley tem sérios problemas de posicionamento e tempo de bola. É claro que para compor o sistema defensivo é necessário o envolvimento de todos os jogadores. Mas começa por uma zaga consistente. E o Grêmio não tem.

VERGONHA – Uma torcedora do Grêmio e, quem sabe, mais alguns imbecis protagonizaram uma cena lamentável, de racismo, contra o goleiro Aranha, do Santos. Foi identificada e terá de ser punida pelo crime que cometeu. Ainda bem que os estádios modernos como a Arena têm monitoramento em todos os ângulos. Soma-se ainda a cobertura das emissoras de TV. Esta tecnologia está servindo exatamente para identificar estas barbáries cometidas por desregrados, travestidos de torcedores.

CLUBES REFÉNS – Na situação da atitude desta torcedora, preventivamente, até onde vai a competência do clube? Com certeza limita-se à produção de campanhas, de orientações na entrada do estádio, de orientação pelo sistema interno de som e outras mecanismos que possam ser aplicados durante a permanência do torcedor no estádio. Nenhum clube tem o controle total de seus torcedores. O que temos, como já disse, é um sistema de monitoramento eficiente na identificação, a qual possibilitará ações na Justiça. O clube é responsável por tudo o que acontece nas suas dependências e responde por isso. Quando o clube auxilia na identificação de quem causou o problema, oferece denúncia à Justiça, colabora de todas as formas possíveis para a responsabilização e, em caso de sócio, exclui quem cometeu o ato ilícito, já está cumprindo com o seu papel.

PRATICAMENTE FORA DA COPA DO BRASIL – Ao perder por 2 a 0 para o Santos, em casa, o Grêmio praticamente deu adeus à Copa do Brasil. Não é impossível reverter este placar. Mas convenhamos que é muito difícil. A não ser que a imortalidade resolva ressuscitar!

HOJE – Logo mais teremos o Internacional jogando às 18h30min contra o Palmeiras, no Morumbi. O Colorado precisa recuperar o terreno perdido nos últimos jogos. Já o Palmeiras está segurando a “tampa do caixão”.

AMANHÃ – 18h30min, na Arena, o Grêmio recebe o Bahia, antepenúltimo colocado. Para o Grêmio, para continuar tendo alguma pretensão neste Brasileirão, não tem outro resultado senão a vitória. Já o Bahia, depois de vencer o Inter pela Sul-americana no meio da semana, quer repetir a dose contra os gaúchos.