Dissertação argumentativa

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Apresentam-se hoje o tema e os argumentos existentes, obrigatoriamente, no primeiro parágrafo de cada texto embasado em ideias, ou seja, na dissertação argumentativa. O vocábulo ideias tem estes três sinônimos: pensamentos, argumentos e teses. Desses quatro vocábulos sinônimos, o mais usado não só nos livros de redações – nos livros de redação de ensino fundamental, médio e superior –, mas também nas práticas de redações dos estudantes, tanto nas aulas quanto nos concursos, é o vocábulo argumentos. Cabe redizer, por fim, que o tipo de redação alicerçado em argumentos tem o nome de dissertação argumentativa, a qual é muito valorizada nas provas de concursos, vestibulares e ENEM.

O primeiro parágrafo da dissertação argumentativa possui dois pontos básicos: tema e argumentos. Tema é a ideia central ou matriz da dissertação inteira. Pode ser positivo ou negativo. Negativo quando usa o vocábulo não ou sinônimos de não. Eis dois exemplos de tema positivo: O coronavírus deixa a humanidade preocupada. O trânsito está cada vez mais congestionado e nervoso. O tema, como se vê nesses dois exemplos, tem estas três características básicas: é uma afirmação sobre determinado assunto, em que se percebe uma tomada deposição, positiva ou negativa, no caso positiva, é uma oração que apresenta começo, meio e fim, e, por ser uma oração, tem ao menos um verbo – ou uma locação verbal – conjugado no presente.

Conhecido o tema da dissertação, o estudante deve pensar nos argumentos para desenvolver o tema proposto a fim de deixar a dissertação completa, com pé e cabeça. E como ele pode achar os argumentos necessários e coerentes para desenvolver a contento o tema da dissertação? Tem ele e para ele em português algum jeito prático, direto e fácil para achá-los? Tem. Esse jeito está na pergunta feita com estas duas palavras: por quê. Cada por que escrito separado, implícito, que pergunta, que interroga, terá um ou mais porque escrito junto, ou sinônimos, que responde, explica. E cada porque escrito junto, ou sinônimos, explícito ou subentendido, terá em cada parágrafo do desenvolvimento da dissertação mais outros, tantos quanto necessários, para explicarem de forma suficiente o por que separado, explícito ou subentendido, da pergunta. Por fim, este exercício próprio: quais poderiam ser três perguntas e respectivas respostas para cada um dos dois temas acima?

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