Dissertação de causa e consequência

0
101

Apresenta-se hoje o segundo tipo de dissertação, ou seja, o da dissertação de causa e consequência. Esse modelo tem no parágrafo da introdução o tema e ligeira explicação, no desenvolvimento um ou mais parágrafos de causa ou de causas, um ou mais parágrafos de consequência ou de consequências e no parágrafo da conclusão a expressão inicial, a reafirmação do tema e a observação final. Segue um modelo de texto com quatro parágrafos.

Todos sabemos que, em nosso país, há muito tempo, observa-se um grande número de grupos migratórios, os quais, provenientes do campo, deslocam-se em direção às cidades, procurando melhores condições de vida.

Ao examinarmos algumas das causas desse êxodo, verificamos que a zona rural apresenta inúmeros problemas, os quais dificultam a permanência do homem no campo. Podemos mencionar, por exemplo, a seca, a questão da distribuição da terra e a falta de incentivo à atividade agrária por parte do governo.

Em consequência disso, vemos, a todo instante, a chegada desse enorme continente de trabalhadores rurais ao meio urbano. As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho. Cresce, portanto, o número de pessoas vivendo à margem dos benefícios oferecidos por uma metrópole; por falta de opção, dirigem-se para as zonas periféricas e ocasionam a proliferação de favelas.

Por tudo isso, só nos resta admitir que a existência do êxodo rural somente agrava os problemas do campo e da própria cidade. Fazem-se, portanto, necessárias algumas medidas para tentar fixar o homem na terá. Assim, os cidadãos rurais e urbanos deste país encontrariam, com certeza, melhores condições de vida.

O exemplo de dissertação de causa e consequência em tela, escrito por Branca Granatic, tem por título O problema das correntes migratórias e encontra-se no livro que ela escreveu – Técnicas Básicas de Redação. Obra prática, objetiva, indispensável.

Assim, às vezes, dependendo do tema, o candidato a uma vaga no concurso ou na prova do Enem terá mais facilidade e precisão em escrever o texto no modelo de dissertação argumentativa e às vezes no modelo de dissertação de causa e consequência. A autora apresentou apenas um parágrafo de causas e um de consequências. O candidato em concurso ou em prova de Enem pode escrever, querendo e precisando, dois ou mais parágrafos de causas e dois ou mais parágrafos de consequências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here