Enem, redação e língua portuguesa

0
286

Existem em cada sexta-feira da semana neste espaço do prestigiado Jornal das Missões algumas dicas sobre redação e língua portuguesa, embora simples e sintetizadas, mas todas precisas e atualizadas, endereçadas, de modo especial, para os e as estudantes que se preparam às provas de redação e língua portuguesa do Enem.

As dicas de hoje, mais holísticas ou gerais, estão na apresentação de alguns bons livros de redação e de gramática, os quais possuem conteúdos amplos e profundos acerca desses dois campos sem fim da língua portuguesa: redação e gramática. Os livros, tanto os impressos quanto os não, têm café no bule.

Primeiro campo: redação. Estes sete bons livros de redação ensinam a escrever boas redações na vida, também durante as provas do Enem: Técnicas Básicas de Redação, de Branca Granatic; Curso Prático de Redação: escreva bem em todas as situações, de Janaina Azevedo Corral; A Arte de Escrever Bem, de Marco André; A Arte de Escrever Bem, de Clair Alves; Redação básica, de Maria da Conceição Castro; Usando Textos na Sala de Aula: tipos e gêneros textuais, de João Batista Araujo e Oliveira e Juliana Cabral Junqueira de Castro; Comunicação em Posa Moderna, de Othon M. Garcia.

Segundo campo: gramática. Entre outros, os aqui arrolados são bons mesmo: Gramática para Concursos, de Marcelo Rosenthal; Português para Concursos: teoria e 900 questões, de Renato Aquino; Português na Prática: 600 questões de concurso com gabarito, de João Bolognesi; Português Esquematizado, de Agnaldo Martino; Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, de Domingos Paschoal; Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara; Gramática de Usos do Português, de Maria Helena de Moura Neves; ABC da Língua Culta, de Celso Pedro Luft; Grande Manual de Ortografia Globo, de Celso Pedro Luft; Guia Prático do Português Correto (volume 1, 2, 3 e 4), de Cláudio Moreno; Os Pecados da Língua (volume 1, 2, 3 e 4), de Ledur & Sampaulo.

Assim, o terceiro campo: nova ortografia. Eis três livros que apresentam teoria e exemplos práticos a respeito da nova ortografia no Brasil: Nova Ortografia Integrada, de Adalberto J. Kaspary; O que muda com o Novo Acordo Ortográfico, de Evanildo Bechara; e Guia Prático da Nova Ortografia, de Paulo Flávio Ledur. E isto é verdade: leituras atentas e completas de dois ou três livros de redação, gramática e nova ortografia, dos aqui sugeridos, dão bases sólidas e seguras para o bem escrever.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here