O Primeiro parágrafo da dissertação argumentativa

0
372

Apresenta-se hoje o parágrafo da introdução da dissertação argumentativa e algumas palavras explicativas necessárias. A qualidade de vida na cidade e no campo é o título da dissertação. A dissertação inteira vem na próxima semana. Eis o parágrafo:

É de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regiões rurais é, em alguns aspectos, superior à da vida urbana, porque no campo inexiste a agitação das grandes metrópoles, há maiores possibilidades de se obter alimentos adequados e, além do mais, as pessoas dispõem de maior tempo para estabelecer relações humanas mais profundas e duradouras.”

O parágrafo, como se pode observar, possui os dois pontos básicos que o parágrafo da introdução da dissertação argumentativa deve possuir, ou seja, tema e argumentos? Possui. A apresentação do tema vai desde “É de conhecimento geral” até “vida urbana”, e os argumentos vão desde “porque” até “duradouras”. Quantos argumentos há no parágrafo? Três. Os três argumentos dizem que a dissertação argumentava terá quantos parágrafos? Cinco: o parágrafo da introdução, os três parágrafos do desenvolvimento, um para cada argumento, e o parágrafo da conclusão.

O tema dessa dissertação é apresentado de forma afirmativa. “É de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regiões rurais é, em alguns aspectos, superior à da vida urbana.” É um período com sujeito e predicado. Sendo assim, poderia terminar com ponto final. A expressão “em alguns aspectos” poderia ficar fora do tema? Não. Não porque nesse caso o tema teria uma afirmação absoluta e excludente. Sabe-se que a vida do interior é melhor que a vida da cidade em alguns aspectos, e que a vida da cidade, em contrapartida, é melhor que a vida do interior noutros aspectos. Aquele que faz redação de concurso deve estar atento para evitar afirmação absoluta, excludente e fechada na apresentação do tema e no texto.

Assim, uma vez elaborada a apresentação do tema da dissertação, de forma afirmativa, vem um, dois ou três argumentos para prová-lo, comprová-lo. O candidato acha os argumentos perguntando por que a vida rural é, em alguns aspectos, superior à vida urbana. Pensando e pensando e fazendo a triagem de escolhas que surgem, acha a cada por que escrito separado um ou mais porque escrito junto. Síntese: Por que é superior? Porque no campo inexiste… Por que é superior? Porque há maiores possibilidades… E ainda por que é superior? Porque, além do mais, as pessoas…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here