Palavras e expressões pulguentas

0
95

Os falantes da língua portuguesa devem dobrar a atenção com certas palavras e expressões duplas ou triplas que, parecendo sinônimas, apresentam significados diferentes e às vezes antônimos. Há dezenas e dezenas desses casos. Hoje, porém, aqui estão apenas sete.

Uma dupla de palavra é e a nos casos de tempo. indica tempo passado, decorrido. O coronavírus tomou conta da humanidade meses. meses que o fogo queima a Amazônia e o Pantanal. pode ser substituído por faz. Faz meses que os focos de incêndio queimam flora e fauna na Amazônia e no Pantanal. e faz, quando indicam tempo, ficam sempre no singular – e faz. um mês que as baleias brancas, devido à mudança de clima, procuraram o litoral sul de Santa Catarina. Faz um mês que elas, as baleias, estão no litoral sul de Santa Catarina. quatro semanas os candidatos a vereador e a prefeito estão nas ruas cumprimentando os concidadãos. Faz quatro semanas que eles, os candidatos, andam com sorrisos largos nas ruas cumprimentando os eleitores. e faz, quando se referem a tempo, nunca ficam no plural – hão e fazem. Não se constroem, portanto, frases como hão meses que eles, fazem meses que eles…

Uma tripla de palavra é onde, donde e aonde. Onde tem sentido estático, parado, usa-se com verbos estáticos, parados, entre os quais estão, por exemplo, os verbos de ligação: ser, estar, continuar… Onde estão os criminosos que incendiaram a Amazônia e o Pantanal? Donde e aonde têm sentido dinâmico, de movimento, de deslocamento de um lugar a outro, usam-se com verbos dinâmicos, que exprimem dinamicidade, movimento. Dito em duas palavras, donde fica de onde, tem sentido de para , e aonde fica para onde, tem sentido depara lá. Donde ou de onde surgiu esse vírus na Terra? A humanidade, infestada por esse vírus, vai aonde, vai para onde?

Assim, ainda esta dupla de expressão: em princípio e a princípio. Essa dupla de expressão é danada. Faz até gente de estudo superior completo – alguns – usar a princípio quando deveria usar em princípio. Um sinônimo de em princípio é em tese. Um sinônimo de a princípio é no começo. Em princípio [em tese] os incêndios na Amazônia e no Pantanal não saíram da terra, mas de certos homens. A princípio [no início, no começo] os incêndios pareciam a alguns executivos federais brasilienses apenas uns focos aqui, outros ali, normais, não criminosos. Aliás, incêndios fazendo terras de agronegócios e granas para alguns patriotas não merecem aplausos e beija-mãos de governantes e governados?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here