Parágrafo de conclusão: três partes

0
300

O texto anterior priorizou a introdução da dissertação argumentativa. Prioriza-se hoje o parágrafo da conclusão. Há, porém, no entremeio, alguns dados mais acerca da dissertação argumentativa. Leu-se neste espaço que a introdução assenta dois pontos básicos: apresentação do tema e os argumentos.

A conclusão da dissertação argumentativa solicitada em casos de concursos apresenta três pontos básicos: expressão inicial, retomada do tema e observação final. A expressão inicial e a retomada do tema são obrigatórias no parágrafo conclusivo da dissertação argumentativa. A observação final é facultativa, mas é bom apresentá-la. A expressão observação final tem como sinônimo a palavra mensagem.

O tamanho da dissertação argumentativa em provas de concursos, também no Enem e no vestibular, tem em tese e no geral de vinte a trinta linhas. É tida como pequena ou curta uma dissertação desse tamanho. Num tamanho assim de dissertação, o parágrafo da conclusão pode conter de uma a três observações finais. Cada observação final começa com letra maiúscula e terminada com um ponto que a finalize. Esse sinal de pontuação, o mais utilizado, é o ponto final. Pode ser, também, conforme o caso, mais raro, é claro, o ponto de interrogação (?), o ponto de exclamação (!) e reticências (…). Reticências são três pontos corridos; não são, portanto, nem dois, nem quatro ou mais.

Depois da expressão inicial, feita com uma palavra ou mais, há vírgula obrigatória, e depois da vírgula a retomada do tema, concluída com um ponto final obrigatório. E depois desse ponto vem a observação final – uma, duas ou três. Eis sete sugestões de expressão inicial:

Assim,…

Sendo assim,…

Dessa forma,…

Por tudo isso,…

Dado o exposto,…

Em vista dos argumentos apresentados,…

Tendo em vista os aspectos observados,…

Assim, reforça-se que é obrigatório o uso de uma expressão inicial no parágrafo conclusivo da dissertação argumentativa e também a retomada do tema, e mais, que é obrigatória a vírgula depois da expressão inicial, que as palavras da retomada do tema devem ser diversas das usadas na apresentação do tema no parágrafo da introdução e que deve terminar com um ponto final, o mais, normalmente, utilizado. Depois, iniciando sempre com letra maiúscula, vem a observação final, facultativa, mas é bom fazer, pelo menos, uma, terminando-a com um ponto obrigatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here