Verbo morar com em e na

0
78

Um verbo que costuma dar nó e nós durante a escrita é o verbo morar. Beltrano mora na rua XV de Novembro ou ele mora à rua XV de Novembro? Os puristas preferem a segunda forma, a com crase, mas os demais gramáticos, e todos bons, dizem que também a primeira forma é de nível culto, gramatical. Sendo assim, ambas as formas são corretas e podem ser usadas normalmente. Acrescentam-se hoje mais alguns lances acerca do verbo morar e de alguns gostos dele. Morar gosta do em e dos desdobres do emno e na, nos e nas.

Em caso de países, morar gosta, no geral, do no e do na – moro no Brasil, moro na Argentina, moro no Uruguai, moro no Paraguai, moro nos Estados Unidos, moro nas Filipinas, moro na Rússia, moro na Polônia, e gosta, também, raramente, do em – moro em Cuba, moro em Portugal, moro em Israel.

Em casos de estados, morar gosta do no e do na – moro no Rio Grande do Sul, moro no Paraná, moro no Mato Groso, moro na Bahia, moro na Paraíba, e gosta, também, do em – moro em Santa Catarina, moro em São Paulo, moro em Minas Gerais, moro em Pernambuco. Em casos de cidades e municípios, morar gosta do em – moro em Santo Ângelo, moro em Entre-Ijuís, moro em São Miguel das Missões, moro em Mato Queimado, moro em Guarani das Missões, moro em Rolador.

Em casos de bairros e vilas urbanas, morar gosta do no – moro no bairro Aliança, moro no Jardim das Palmeiras, moro no bairro Boa Esperança, moro no bairro Santo Antônio, moro no Bairro Pippi. Em casos de rincão e linha, também gosta do no – moro no Rincão dos Pires, moro na Linha Comandaí, moro na Linha Seca, moro na Linha Jacu. E em casos de ilhas? Gosta do na – moro na Ilha Grande, moro na Ilha do Mel.

Motivos dessas variações? Existem alguns. Um dos mais práticos é o uso. As pessoas, do antes ao agora, usam mais em ou usam mais no, na. Outro dos mais práticos é a eufonia – ou soa melhor o em ou soa melhor o no, na. Dizer moro em Brasil não soa tão bem como dizer moro no Brasil; dizer moro em Cuba soa melhor que dizer moro na Cuba.

Assim, no arremate, o verbo morar fica com o morador de rua em e ou na? Morador de rua fica com o na – fulano mora na rua. Mesmo que haja rua determinada onde mora, ele mora na – mora na Rua Florêncio de Abreu. Assim também na avenida – mora na Avenida Venâncio Aires. Pobre e injusto o país que tem moradores de rua, que vê concidadãos morando na rua, expatriados dentro da própria pátria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here