A primeira banda de Santo Ângelo

0
133

Estes cavalheiros que posaram solenes para a foto do final do século XIX, são, na verdade, os integrantes da nossa primeira banda municipal.

Em pé: Manuel Martins (sapateiro); Major Alfredo Pinheiro Machado (Coletor Estadual); Guilhermino Fernandes dos Santos (comerciante); Otaviano Cortês Lourega (Farmacêutico); João Batista Timm (Agrimensor); Antônio Gabriel Edler (Agrimensor); Rodolfo Cassel (Empregado do Comércio) e Henrique Uflacker (Farmacêutico).

Sentados: Frederico Lied (comerciante); Felipe Lied (comerciante); Manuel Ortiz Machado (Funcionário Público); Joaquim Pereira da Silva (Funcionário Público) e Redondo.

A banda musical ocupava lugar de destaque na sociedade da época, participando de vários eventos que eram realizados, bastando citar a Festa do Divino, na qual não era dispensada a presença do grupo, encarregado de animar o acontecimento.

Vale lembrar também dos piqueniques ocorridos às margens do Itaquarinchim, na chácara do Cel. Bráulio Oliveira, onde os tocadores eram presença indispensável para o sucesso e alegria de tais encontros de famílias.

Durante a Revolução de 1893, aqui de Santo Ângelo partiu uma coluna de combatentes organizada pelo comandante das Forças Republicanas, Gal. Firmino de Paula e Silva. À frente dessa coluna, estava a banda de música regida pelo maestro Bonifácio Pereira Gomes.

Após deslocarem-se em direção à localidade de Entre-Ijuis, e participarem de vários combates, alguns integrantes da banda retornaram a nosso município, porém os instrumentos musicais ficaram inutilizados.

Somente em 1896 foram comprados novos instrumentos e reorganizada a banda.