A feira virtual de trabalho

0
110

Feira é considerada um evento em local público onde comerciantes em determinados dias expõem e vendem mercadorias. Feiras aconteciam já na antiguidade, há pelo menos 500 anos antes de Cristo, quando agricultores realizam trocas de produtos nativos. Posteriormente iniciou a comercialização de produtos raros como cravo, canela, pimenta, seda, perfumes etc.

No Brasil, as feiras estão relacionadas principalmente a segmentos específicos, como agronegócio, alimentos e bebidas, animais domésticos, artes gráficas, papelarias, embalagem de papel, livro, material didático e educativo, artesanato, artes e coleções, bares, hotéis e restaurantes, beleza e estética, brindes, presentes e brinquedos, cine, foto, imagem e som; comércio varejista, atacadista e franquias; comunicação, divulgação e publicidade; conservação, higiene e limpeza; construção civil e arquitetura; coureiro / calçadista – calçados e artefatos, máquinas e componentes; eletro, eletrônico e mecânico; energia; esporte, lazer e náutica; geral; informática, tecnologia da informação e telecomunicações; instrumentos musicais; joias, bijuterias, pedras e metais preciosos; madeira e móveis; meio ambiente e saneamento; metalurgia e siderurgia; mineração; multisetores; óptico; químico, plástico e petroquímica; saúde; segurança nacional, civil e patrimonial; sucroalcooleiro; têxtil, confecção e vestuário; transporte e logística; turismo; utilidades do lar; veículos automotores, autopeças, retíficas e acessórios (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Ministério das Relações Exteriores, 2013).

No Rio Grande do Sul, se destaca entre muitas feiras, a Expodireto Cotrijal – Feira Internacional de Tecnologia e Negócios, que em 2013 está na 14ª edição, é realizada na cidade de Não-Me-Toque, conta com aproximadamente 468 expositores ligados às empresas de agroquímicos, fertilizantes, máquinas e implementos, armazenagem, serviços, ensino, extensão, produção animal, meio ambiente e instituições financeiras; Expobento, que está na 23ª edição, é realizada em Bento Gonçalves e conta com cerca de 420 expositores ligados a móveis, automóveis, máquinas, confecções, informática, calçados, vinhos e sucos, alimentação, plásticos, lazer, turismo, artesanato local, acessórios automotivos, materiais de construção, empreendimentos imobiliários, comunicação e serviços; Expointer – Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, que está na sua 36ª edição, é realizada em Esteio e conta com 2900 expositores; Expofeira de Pelotas – Exposição Feira Agropecuária, Indústria e Comércio de Pelotas, que está na sua 86ª edição e conta com cerca de 200 expositores; Fenamilho – Feira Internacional do Milho, que está na sua 16ª edição e acontece na cidade de Santo Ângelo.

Uma feira que tem sido evidenciada nos últimos anos é a feira do trabalho. Exemplo disso é a sequência de “Jobmessen” que acontecem na Alemanha. Esta feira que teve início em 2004 e tem duração de dois dias, é realizada em torno de 16 cidades anualmente, como Berlim, Munique, Hanover, Stuttgart etc. A feira do trabalho é destinada para profissionais de todas as idades e de diferentes áreas, que estão em busca de novas oportunidades. Inúmeras empresas estão presentes para realizar contato direto com profissionais interessados. Somente em 2012, 777 empresas estiveram presentes na feira do trabalho, foram disponibilizadas 53.830 oportunidades para aproximadamente 124.800 visitantes. A programação das feiras do trabalho que estão sendo realizadas em 2013 e que acontecerão no ano de 2014 pode ser visualizada no site http://www.jobmessen.de

No dia 27 de agosto de 2013 aconteceu também a feira virtual do trabalho entre Brasil e Alemanha. Esta feira foi destinada a profissionais que realizaram uma parte dos seus estudos na Alemanha e que desejavam entrar em contato com empresas e instituições de pesquisas que atuam nos dois países, para buscar novas oportunidades relacionadas a estágios e vagas de trabalho. Este evento foi organizado pelo Alumniportal Deutschland (portal dos ex-alunos da Alemanha) com a cooperação da Câmara Alemã de Indústria e Comércio (DIHK) e as Câmaras de Comércio da Alemanha no Exterior (AHK).

Mais uma vez, as tecnologias melhorando a nossa vida, com mais oportunidades e menor distância! Será a feira do trabalho uma oportunidade para a nossa região?