Conclusão do asfalto para Buriti

0
110

O Governo do Estado cumpriu com o que havia se comprometido. No final de dezembro, o Daer autorizou a liberação dos recursos necessários para a conclusão do asfaltamento para o Distrito Buriti.
A obra sempre foi prioridade para o governo, porém, as limitações financeiras dificultavam a sua conclusão. Para cumprir com o previsto no contrato do convênio firmado em 2010 entre a prefeitura e o Daer, o Estado decidiu incluir a obra na relação de investimentos que serão concretizados com recursos de empréstimos internacionais, captados no ano passado. Agora, só faltam detalhes para que os trabalhos sejam retomados. 

UTI Neonatal: salvando vidas

Uma luta contra o tempo. Essa foi a tônica que envolveu o casal de Capão do Leão, Carla Flores e Jean Carlos Insaurriaga Flores. Carla, grávida de sete meses, recebeu diagnóstico médico que sua pressão arterial estava alta e havia um estreitamento do cordão umbilical que provocou a não passagem de nutrientes ao bebê, com risco de obstrução do oxigênio. Diante da situação do risco tanto para a criança quanto para a mãe, o médico imediatamente encaminhou a gestante para realizar uma cesariana com urgência. Após a consulta no banco de dados do Estado, verificou-se que apenas tinha vaga em Santo Ângelo. A gestante foi levada de ambulância para o Aeroporto de Pelotas, que a levou até Ijuí. Uma ambulância da Unimed se deslocou até o município vizinho para trazer Carla até o Hospital Santo Ângelo. A gestante e o pequeno João Pedro passam bem. O menino ficará na incubadora até ganhar o peso ideal, dois quilos. Esse é o segundo caso recente que reflete o importante trabalho desenvolvido pelo Hospital Santo Ângelo. No ano passado, teve outro caso do casal de Rodeio Bonito, Gilmara e Everton Colussi, que foi destaque na imprensa do Estado. Eles fizeram uma verdadeira peregrinação para conseguir uma UTI Neonatal. A família fez várias tentativas para salvar a vida dos bebês e da mãe em vários hospitais gaúchos, mas apenas encontrou leito em Santo Ângelo. Esses exemplos demonstram que a conquista da UTI Neonatal, que está em funcionamento desde 2009, valeu a pena e está salvando vidas.

Violência nas estradas

Essa foi outra semana marcada por muitos acidentes no Rio Grande do Sul. O mais impactante talvez seja o ocorrido na BR-392, em Roque Gonzales, no domingo (19). O acidente envolveu um veículo Vectra (placas de São Luiz Gonzaga) que colidiu com um Gol (placas de Porto Xavier). A delegada Tanea Bratz, da Delegacia de Pronto Atendimento de São Luiz Gonzaga, que responde pela DP de Roque Gonzales, diz que há suspeita que o motorista do Vectra, Jardel de Godois Ramires, de 27 anos, que morreu no local, estaria alcoolizado. No acidente também morreu sua mulher, Márcia Perassolo Dias, de 26 anos, assim como Edemar Siqueira de Freitas, de 55 anos, condutor; a mulher Líria Kutti de Freitas, 50 anos; Nilmar Kutti de Freitas, 30, filho do casal; Jaqueline Durão Duarte, 18, companheira de Nilmar; e a criança Kaique Duarte de Freitas, 2, filho de Nilmar e Jaqueline. Infelizmente, apesar da campanhas educativas que buscam conscientizar os motoristas, as estradas continuam sendo palco de tragédias por imprudências dos condutores.

Pequeno Heitor: lutando pela vida

Durante entrevista, pelo Jornal das Missões, com os pais do bebê que ficou por mais de nove meses internado no Hospital Santo Ângelo, acabei me emocionando com a história de coragem do casal Marinei e Sandro Sulzbacher – pais do pequeno Heitor, um menino portador de atrofia muscular espinhal que respira com a ajuda de aparelhos, não mexe as pernas e braços, não consegue mastigar, engolir e andar. Com dedicação 24 horas ao bebê de um ano e dois meses, o pai, que é motorista, deixou o emprego e a mãe, professora, entrou em licença. O tempo todo da reportagem, vi os pais atendendo a criança, alegres em poder finalmente levar Heitor para Casa, em Mato Queimado. A família praticamente estava vivendo da casa de saúde. O relato do casal mostrou o drama vivido pela família, as situações difíceis da criança que corria risco de morte e passou por três cirurgias. Enquanto conversávamos, também observei o bebê com olhar atento para a televisão. Segundo a mãe, o pequeno adora ver desenhos. Heitor vai ter um quarto com UTI Home Care para receber os cuidados necessários, com acompanhamento de uma equipe de saúde. Ao pequeno Heitor desejamos muitas vitórias nesta permanente luta pela vida.

Festa do Melão em Ilha Grande

Os organizadores da Festa do Melão anunciaram que mais de 800 pessoas participaram da Festa do Melão em Ilha Grande. De acordo com a presidente da Associação dos Produtores de Melão de Ilha Grande, Líria Fonseca, cerca de duas de toneladas da frutas foram vendidas e que o evento movimentou cerca de R$ 7 mil em negócios. Quem esteve lá pôde conferir também saborosos sorvetes, sucos, sacolés, geleias, cucas e outros alimentos. O evento fecha com “chave de ouro” o trabalho desenvolvido pelos 17 produtores que integram a associação. Nada mais justo a essa comunidade que há 40 anos se dedica ao cultivo do melão – uma fruta produzida em Santo Ângelo que vem conquistando novos mercados e o paladar de muitos gaúchos.

Vagas temporárias na área da Educação

A 14ª Coordenadoria Regional de Educação abriu as inscrições para o cadastro de contratações temporárias. Conforme o coordenador Adelino Seibt, as vagas são para os cargos de Especialista de Educação (orientador educacional e supervisor escolar); Agente Educacional I (manutenção de infraestrutura e alimentação), Agente Educacional II (administração escolar e interação com o educando) e Técnico Agrícola. As pessoas interessadas podem obter mais informações na 14ª Coordenadoria Regional de Educação pelo telefone (55) 3313-0250 ou pelo site www.educacao.rs.gov.br.

Banhistas espantam calor nas piscinas

Nessa semana, o Rio Grande do Sul foi considerado um dos lugares mais quentes do mundo, assemelhando-se ao calor de regiões áridas da África do Sul e a Namíbia, com temperaturas de 39º C. O abafamento foi sentido em várias cidades gaúchas e em Santo Ângelo não foi diferente. Os banhistas estão aproveitando para amenizar esse forte calor em piscinas e balneários.
No município vizinho de Entre-Ijuís, no Parque das Fontes, visitantes de toda região lotaram as piscinas. Nos clubes Gaúcho, Comercial e AABB um grande público aproveitou para se refrescarem nas piscinas.
Diante destas altas temperaturas, as pessoas precisam ficar atentas com a saúde e evitar a desidratação, consumindo bastante água.