Polêmica: Ministro do TSE anula cassação da candidatura de Bruinsma e coligação que venceu eleição recorre na Justiça

0
121

Depois da decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Henrique Neves, de anular cassação da candidatura de Roberto Bruinsma (PP), por suposta compra de voto, a coligação do PSDB/PMDB que venceu a eleição suplementar de Eugênio de Castro entrou na quinta-feira (13) com agravo regimental e embargo declaratório à Justiça para reverter essa situação. De acordo com o vice-prefeito, José Fernando Machado (PMDB), o prefeito Horst Daltro Steglich foi legitimado pelas urnas com 53,3% dos votos válidos (1.214) durante o processo eleitoral. “O ministro decidiu sozinho tal medida e queremos que o pleno do TSE se manifeste. Caso a decisão se mantenha encaminharemos recurso ao Supremo Tribunal Federal”, enfatizou. Segundo o vice-prefeito, na época da cassação de Roberto Bruinsma, o próprio candidato teria admitido ter participado do fato e isso constaria no processo. Na época, uma pessoa da comunidade fez uma gravação com indícios de compra de voto. Já o ex-prefeito Roberto Bruinsma não quis comentar a decisão e aguarda os próximos desdobramentos. Pelo jeito, o imbróglio político em Eugênio Castro vai longe.

6ª Febappi espera 40 mil pessoas no evento

De 20 a 23 de março, no Ginásio João Dalla Corte, do Bairro Pippi, será realizada a 6ª Febappi. O presidente da feira, Clodoveu da Rosa (foto), e o vice, Ildonar Felden, estiveram no Jornal das Missões divulgando mais detalhes da promoção. De acordo com Clodoveu, a organização da Febappi aguarda cerca de 40 mil visitantes. Para receber esse público, o presidente destaca que o pavilhão foi todo repintado e outras melhorias foram implementadas para realização de shows no local. Durante a feira também haverá o 3º Festival Tributo à Música Missioneira que homenageará Tio Bilia. Estarão no palco artistas como Pedro Ortaça, Marinês Siqueira, Patrício Maicá e Eduardo Maicá.

Gerente da Caixa alerta a comunidade sobre o conto do bilhete

Em entrevista ao radialista Luis Roque Kern, no programa “Rádio Visão”, da Rádio Santo Ângelo, o gerente da Caixa Econômica Federal, Jair Roque Kieling, fez um alerta sobre o “conto do bilhete premiado” que vem sendo aplicado por estelionatários. O gerente detalhou as formas mais sofisticadas que os golpistas vêm agindo para ludibriar as pessoas. Segundo Kieling, várias vítimas, que entregaram jóias e dinheiro em troca do falso bilhete sorteado, estiveram procurando a agência, mas que a Caixa não pode fazer nada. “A Caixa não paga por esses números sorteados em extração anterior, com bilhetes de novas apostas", explica. "Todo bilhete têm uma sequência numérica e apenas os realmente premiados recebem o dinheiro. Todo esse processo é controlado pela Caixa Econômica Federal de Brasília”, enfatiza.

Primeiros médicos estrangeiros chegam à capital das Missões

Santo Ângelo está recebendo dois médicos estrangeiros através do programa “Mais Médicos” do Governo Federal. O profissional cubano Reinaldo Gonzalez Monteiro já está na cidade desde quarta-feira à noite. Já o médico argentino Diego German Landesma chegou ontem à tarde.

A diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Claudete Cruz, disse que a meta era obter pelo menos dez médicos pelo programa, mas que os dois irão qualificar os serviços prestados nas unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF). Além de Santo Ângelo, outros municípios serão contemplados com médicos estrangeiros:
Bossoroca, Entre-Ijuís, São Miguel das Missões e São Paulo das Missões também receberão um médico cada um. Desde janeiro, 589 profissionais chegaram ao Rio Grande do Sul pelo programa “Mais Médicos”.

Emater recupera o status de filantropia

A Emater/RS – Ascar recuperou o status de filantropia. Durante a Expodireto, de Não-Me-Toque, o presidente da Emater, Lino De David, comemorou a notícia, após anúncio na última terça-feira (11). Com a concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a entidade terá seus trabalhos viabilizado. No Estado a entidade está presente nos 493 dos 497 municípios gaúchos, atendendo cerca de 250 mil famílias de agricultores. A certificação é válida por três anos, ou seja, até março de 2017. O certificado, porém, não vai extinguir o passivo de R$ 2 bilhões referentes a cobranças de débitos da Emater em decorrência da revogação da imunidade.

Inicia nas escolas de Santo Ângelo a vacinação contra o HPV

Uma iniciativa importante começou a ser realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em Santo Ângelo: a vacinação de meninas de 11 a 13 anos contra o HPV – uma doença silenciosa que provoca o câncer de colo de útero. A imunização está ocorrendo em todo o país sob orientação do Ministério da Saúde. Em Santo Ângelo a imunização começou no Colégio Cenecista Sepé Tiaraju, Colégio Concórdia e na Escola Municipal Sparta de Souza. De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Vacina, Juliane da Rosa, as escolas estão repassando à Secretaria Municipal de Saúde o cadastro das meninas que receberão a dose da vacina. No município 1.848 meninas encontram-se aptas para imunização. Os pais que não quiserem que as filhas recebam a vacina deverão assinar um termo de recusa que está sendo disponibilizado nas escolas.