Autossugestões

0
204

Nessa semana trago sugestões bem aleatórias. São, na verdade, sugestões para mim. São obras que vi pelas estantes da biblioteca pública e me chamaram atenção. Destes livros pouco conheço – em alguns casos, porém, já li outras obras ou já algo em algum lugar. Seguem:

Sobre os Espelhos e Outros Ensaios, de Umberto Eco
Tenho o livro “Número Zero” do mesmo autor, porém, Eco não é uma das minhas especialidades. Essa sugestão é uma antologia de textos ocasionais, escritos entre 1972 e 1985. Começaram por ser conferências, prefácios e debates, tendo em comum a questão da representação, da ilusão e da imagem.

 

 

 

Meu nome é Vermelho, de Orhan Pamuk
Esse, de fato, nunca nem vi e nem li nada (até hoje). Mas olha só a apresentação da editora (que me atraiu bastante): Livro alia narrativa policial, uma história de amor proibido e reflexões sobre as culturas do Ocidente e do Oriente. A trama se passa em Istambul, no fim do século XVI. Para comemorar o primeiro milênio da Hégira (a fuga de Maomé para Meca), o sultão encomenda um livro para demonstrar a riqueza do Império Otomano. Para provar a superioridade do mundo islâmico, porém, as imagens devem ser feitas com técnicas de perspectiva da Itália renascentista. As intenções secretas do sultão logo dão margem a especulações, desencadeando uma onda de intrigas, e um dos artistas que trabalhava no livro é assassinado. Ao mesmo tempo, desenrola-se o caso de amor entre o Negro, que voltara a Istambul após doze anos de ausência, e a bela Shekure. Construída por dezenove narradores – entre eles um cachorro, um cadáver e o pigmento cuja cor dá nome ao livro -, a história surpreende pela exuberância estilística, que reflete o encontro de duas culturas.

Dois Irmãos, de Milton Hatoum
Esse teve minissérie adaptada para a TV: é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise. O enredo desta vez tem como centro a história de dois irmãos gêmeos – Yaqub e Omar – e suas relações com a mãe, o pai e a irmã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here