De quantas vidas é preciso para salvar a economia?

0
255

Não. Está não é uma coluna de economia, muito menos de política. É de leitura. Você está no lugar certo se gosta de livros. Mas, neste momento em que se discute economia e quanto vale uma vida para que ela possa ser salva, me sinto inclinada a sugerir algumas leituras que podem contribuir no entendimento dessa situação. Primeiramente, vou dizer que tenho meu posicionamento (que não é favorável ao do atual presidente da República, também não sou Comunista, mas adoraria ir pra Cuba).

O primeiro é O Capital, de Karl Max. Ler Marx não vai te fazer comunista. Pelo contrário, vai ampliar teu conhecimento e compreender o porquê da sociedade atual. Na obra ele discute como é formado o valor da mercadoria e do dinheiro. A base do pensamento de Marx é a dialética de Hegel, e a filosofia proposta por Marx é o materialismo histórico. Quem tem interesse em desenvolver seu conhecimento de sociologia, filosofia, economia e história, O Capital é ideal.

O livro é dividido em três volumes: Livro I – o processo de produção do capital; Livro II – o processo de circulação do capital; Livro III – o processo global da produção capitalista.

A segunda sugestão é o oposto. Em O Liberalismo, Ludwig von Mises, faz uma análise dos princípios da economia e da política liberal (Bolsonaro governo pelos princípios do Neoliberalismo). Constrói uma argumentativa que esclarece os leitores a respeito da atuação prática e conceitual do liberalismo econômico clássico. Além disso, apresenta fatos e argumentos eficazes e faz uma crítica aos ideais socialistas.

Livro foi escrito em 1927 (há muito tempo), porém, a obra é pertinente até os dias de hoje, uma vez que elabora uma base sólida e racional para a defesa dos princípios básicos do movimento liberal.

Sugestão

Hoje a sugestão não é de um livro propriamente dito. Desde que as aulas foram suspensas (em função da pandemia de coronavírus), a professora, escritora e contadora de histórias Jussara Graffunder começou a “viralizar histórias” pelas redes sociais com lives de Jujuba conta histórias. As transmissões são à tarde e à noite, geralmente às 15h30 e às 20h.
Segue lá: Facebook jussara.carvalhograffunder; Instagram @ jujubaconta; Youtube Jujuba conta histórias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here