Ficção Científica (parte 4)

0
231

Esse gênero é realmente bem abrangente. Isso acontece justamente pela grande quantidade de aspectos que uma obra contém. Alguns são mais fantasiosos, outros futuristas e tem aqueles puramente tecnológicos. Para distinguir cada um temos os subgêneros.

Para se ter uma noção, esse gênero surgiu no século 19. As obras precursoras são “Frankenstein” de Mary Shelley (1818) ou “O médico e o monstro” de Robert Louis Stevenson (1886). Não são livros que, hoje, pensamos ser ficção científica. Mas são.

A visão que temos hoje deste gênero vem somente com a ascensão da ciência moderna. Obras como as de Júlio Verne e de H.G. Wells são consideradas marco para o início da ficção científica que conhecemos atualmente.

Hoje vou trazer mais três destes subgêneros (espero que contribua para aumentar teu interesse destas obras).

História Alternativa: estes livros abordam temas que envolvem mudanças em eventos históricos, seguida de uma realidade diferente. Por exemplo: se os índios tivessem matado todos os portugueses que aportaram no Brasil em 1500? O que teria acontecido? Como seria o Brasil hoje?

O Homem do Castelo Alto, de Philip K. Dick – O autor traz uma visão assombrosa da história que poderia ter se tornado real caso a Alemanha nazista e o Japão tivessem ganhado a Segunda Guerra Mundial.Esse tem série na Amazon Prime.

Pós-apocalíptico: Estes têm, em sua narrativa, geralmente um indivíduo ou grupo de sobreviventes de catástrofe global (o que sugere que na maior parte dos casos, ainda existe esperança, por mínima que seja, de que o planeta recupere e conheça um novo início).

Eu sou a Lenda, de Richard Matheson- que Robert Neville se torna o último homem na Terra e passa os dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo e são. Mas os infectados (pessoas transformadas em monstros carnívoros) espreitam pelas sombras, prontos para acabar com o último bastião da humanidade. Livro tem adaptação para o cinema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here