Livros curtos

0
228

Tem livro que é curtinho e pode ser lido em um dia. Tem livros curtinhos, que mesmo assim, não consegui ler em um dia. Três destes casos estão aqui, hoje: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector; A Morte de Ivan Ilitch, de lev Tolstói; e A Metamorfose, de Franz Kafka.

Primeiro porque leio devagar (em média 24 páginas em uma hora, segundo me diz o aplicativo Cabeceira). Segundo, pelas reflexões que as obras trazem. Em comum elas têm a vida (existência) e a morte. Cada uma a sua maneira.

A Hora da Estrela é narrada por Rodrigo S.M. (narrador-personagem), um escritor à espera da morte. Ao longo da obra ele reflete os seus sentimentos e os de Macabéa, a protagonista da obra.

A Morte de Ivan Ilitch é mostra que, muitas vezes quando ela (morte) se apresenta diante de nós, se torna inaceitável e injusta, como se necessitasse de algum tipo de justificativa para ocorrer.

Em A Metamorfose, a mudança não é somente em Gregor, ela se refere muito mais à passada por seus familiares, que não só têm a dinâmica familiar alterada como também modificam suas formas de pensar e sentir.

 

 

 

 

 

 

Sugestão

Como domingo é Dia da Mulher, a sugestão desta edição é o livro “Mulheres que Correm com os Lobos” de Clarissa Pinkola Estés. A premissa dos contos selecionados pela autora é a de que a mulher foi domesticada por séculos de patriarcalismo, perdendo sua essência mais selvagem e primária, a que ela chama de Loba. Tal essência, reprimida por casamentos, leis, governos e costumes, acabaram por deixar as mulheres deprimidas, frígidas e confusas, sentindo um vazio que nada preenche.

Lembrete

O livro “Pensamento Positivo e Lei da Atração: Por que não funcionam para todos? – Como aproveitar o potencial de sua mente para alcançar seus objetivos”, que apareceu aqui na semana passada, pode ser encontrado à venda na Banca de Revistas e Livros da Rodoviária, Banca de Revistas Nothen e Livraria Vitrola do Calçadão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here