porque ler

0
122

Em outros textos já falei de motivos que fazem do ato de ler algo importante. Sim, estimula a criatividade, o vocabulário e dá a oportunidade de viajar para outros lugares. Mas tenho percebido outros dois benefícios que a leitura tem trazido: compreender mais as pessoas e que diminui o estresse (que acredito muitas pessoas estarem passando neste momento).

Bom, com relação ao primeiro novo benefício, nos livros os personagens tem características que pessoas teriam. Sofrem com alguma situação de violência, tem algum dano psiquíco causado por uma situação traumática, possuem alguma deficiência…Lendo sobre como tais pessoas se sentem, acredito que se consegue ter mais empatia em situações do dia a dia.

Quanto ao segundo benefício, 2020 está sendo um ano bem (mas bem) diferente. Situações de stress podem acontecer ao menor problema. No meu caso, quando isso acontece tento parar, me acomodar no sofá e concentrar na leitura. Isso faz com que o resto desapareça. Quando saio da leitura, o problema a ser resolvido não parece mais tão grande.

sugestão dupla

A Vida Não É Justa e Velhos são os outros, de Andréa Pachá

No primeiro título, a autora narra histórias que traduzem a dificuldade para lidar com o desamparo e com as frustrações. Os escritos partiram da observação de Andréa (e de 20 anos atuando em Vara de Família), aos conflitos dos tribunais e da necessidade de compreender o fenômeno que levava os casais ao limite do ódio e da intolerância.
No segundo título, a autora aborda temas observados na Vara de Sucessos (julgamentos de inventários, testamentos e curatelas). As histórias delicadas, bem-humoradas e emocionantes sobre a longevidade pela qual tantos de nós anseiam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here