Preferidos da vida

0
194

Alguns livros são marcantes (mais do que outros), não tem jeito. Revirando as estantes, separei alguns que, por um motivo ou outro, são importantes: A vida que ninguém vê, de Eliane Brum; Fahrenheit 451 (bem atual o tema deste livro), de Ray Bradbury; The Underground Railroad: Os caminhos para a Liberdade, de Colson Whitehead; O labirinto do Fauno, de Cornelia Funke e Guillermo del Toro; Um lugar bem longe daqui, de Delia Owens.
O enredo é variado, tem fantasia, reportagem, distopia e história. E aí, quais livros você selecionaria como mais importantes da vida (até agora)?

sugestão

Jude Fawley sonha em um dia se tornar professor da universidade. Apesar do empenho nos estudos de letras clássicas, ele se vê cada vez mais sufocado pela pobreza e pelo casamento infeliz. É quando finalmente conhece Sue Bridehead, prima distante e nada convencional, que Jude vislumbra uma chance de felicidade. Em uma sociedade tão pouco favorável a mudanças como a da Inglaterra do século XIX, o amor deles logo se transforma em uma sentença. Jude, o Obscuro é considerado o trabalho mais corajoso e inovador do escritor inglês: Thomas Hardy.

Sugestão do Rodrigo Bergsleithner, Jornalista; assessor de imprensa na Prefeitura de Santo Ângelo e diretor do Jornal Informal

O Apanhador no Campo de Centeio, escrito pelo norte-americano Jerome David Salinger, embora bastante criticado na época, o público o admirou e tornou-se a obra literária que melhor reflete a adolescência. Um romance, publicado em 1951, que até os dias atuais segue simbolizando a grande maioria de jovens que não conseguem se adaptar ao Sistema, que vivem esta etapa entre a infância e a idade adulta como um tempo de sobrevivência, rebelião e lutas internas.

Um fato marcante sobre a obra foi que Mark David Chapman, o assassino de John Lennon, foi encontrado pela polícia quando lia tranquilamente O Apanhador no Campo de Centeio em sua casa. Culpar o livro, portanto, é no mínimo uma decisão ingênua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here