técnicas de leitura

0
473

Não sou adepta de ler quantidade, sim qualidade. Não leio rápido. Saboreio e tento me envolver com a obra. Porém, tenho algumas técnicas que (tento) utilizar para que as leituras não parem no meio do caminho.
1º – dividir o livro em blocos. Por exemplo, um de 250 páginas separo (e marco com post-it) em cinco blocos de 50 páginas. Em cinco dias está lido.
2º – o ambiente da leitura. Sugiro investir em um espaço silencioso e confortável (não necessariamente a cama) pode ser o sofá, uma cadeira…
3º – marque o que é importante. Tá, não gosto de muito desse ponto porque não gosto de riscar meus livros. Mas em alguns usei lápis e pos-it para demarcar trechos que considerei interessantes.

Leitura atual

A autora que me tira das ressacas literárias: Agatha Christie. Um corpo na biblioteca comecei a ler antes de Caixa de Pássaros, mas esse segundo tomou a frente e concluí ele para voltar ao anterior. Agora volto para ele (um porque gosto e dois porque não tenho interesse em outro (por enquanto)).

 

 

 

 

Sugestões

Ritos de passagem é o segundo livro da trilogia Xenogênese de Octavia E. Butler. No primeiro livro, Despertar, leitor é apresentado à raça alienígena Oankali e como eles apareceram na Terra após a aniquilação nuclear. Neste a história deixa de focar em Lilith Yapo e foca em Akin (filho dela). Fico curiosa para ler esse (que chegou nessa semana – talvez seja a próxima leitura). O que percebi nos textos de Octavia é que eles não são centrados na ação (só li um até agora, talvez mude de opinião ao ler outros). O destaque está nas relações interpessoais. A leitura não foi cansativa, pelo contrário, terminei o livro um e, depois de muitos anos, quis ter o segundo para ler a trilogia toda.

 

Em Mulheres, Mitos e Deusas, Martha Robles revela uma análise inteligente dos arquétipos, dos mitos e das lendas construídos em torno da mulher, demonstrando como eles acabaram por reafirmar o machismo na cultura ocidental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here