Conservadorismo, infringentes, almoxarifado e esquizofrenia

0
97

Conservadorismo

O conservadorismo político está assentado basicamente na tradição.

Se a tradição das instituições jurídico-políticas brasileiras é autoritarista, patrimonialista e clientelista, alicerçada em uma cultura do preconceito e da expropriação da coisa pública, devo presumir que os conservadores subscrevem esse ideário?

Simplesmente não dá para entender quando alguém nascido nesse país se diz “conservador”.

A canalhice e a ignorância, no mais das vezes, andam de mãos dadas.

 

Infringentes

A questão dos embargos infringentes no Julgamento do Mensalão é algo que está sendo trabalhado pela mídia por meio de um viés populista inaceitável.

Esse foco respinga em posicionamentos pouco embasados por parte de sujeitos que não detêm o menor alicerce argumentativo para suas opiniões.

Obviamente se trata de algo polêmico, de algo que, em certas veias, traz algum sentimento parecido com “desgosto” ou “raiva”.

Entretanto, todo esse fervor de maneira alguma pode passar ao largo do Estado de Direito – ou querem que garantias constitucionais sejam sacrificadas em prol de “estados alterados de consciência” like a Arnaldo Jabor?

Portanto, dizer que o conhecimento dos embargos infringentes no Julgamento do Mensalão é o fim da democracia e o advento total e absoluto do “Império da Pizza” no Brasil, é o mesmo que falar que prisão é sinônimo de justiça.

Ou seja: artifício argumentativo, tão-somente.

Funciona em colunas histéricas e só – naufragando diante de qualquer crítica coesa e fundamentada.

No embate entre paixão e racionalidade, fico com a segunda.

Do contrário, utilizaria meu dedão do pé para pensar (e não meu cérebro).

 

Almoxarifado

De quê adianta o Brasil ser a sétima economia do mundo se investimentos dignos em ciência, pesquisa e tecnologia são pífios em todo o território nacional?

Será que certos “analistas” não percebem que um país que vive de matéria-prima está condenado à condição de eterno almoxarifado – lugar no qual os “patrões” pegam o que precisam e logo depois simplesmente vazam?

 

Esquizofrenia

É paranoica, insana e esquizofrênica essa sanha dos últimos meses de relacionar o PT com qualquer ideologia comunista e o Brasil com a possibilidade de “se transformar” em um país socialista.

Quem pensa que há uma “tendência socialista” nas políticas estatais do Brasil e do mundo, das duas uma: ou não entende absolutamente nada de economia e política ou vive em uma espécie de realidade paralela na qual a Veja é o Big Brother de Orwell.

Não me darei ao trabalho sequer de entrar no mérito da questão – porque, infelizmente, não adianta absolutamente nada discutir com algumas criaturas que ainda pensam que o mundo vive dos ranços do Muro de Berlim.