16ª Fenamilho

0
104

Começa hoje o maior evento da região missioneira. A Fenamilho se constitui numa grande vitrine de novos produtos e novas tecnologias. Uma das novidades desta edição será o novo pavilhão da agricultura familiar, inaugurado no final do ano passado. Esse segmento, que vem se fortalecendo muito, merece uma atenção especial. Muitas agroindústrias surgiram nos últimos anos em Santo Ângelo por conta de uma política de valorização do setor.

Parque da Fenamilho recebeu muitos investimentos nos últimos anos

Além do novo pavilhão da agricultura familiar, o parque Siegfried Ritter recebeu várias melhorias e investimentos nos últimos anos, como a construção do novo acesso, que foi duplicado; o cercamento interno; a construção do novo auditório; do novo centro administrativo; do pavilhão da equoterapia; de vários novos banheiros; a reforma da parte elétrica; e a remodelação da pista de rodeios. Isso sem falar na solução para um dos maiores problemas do parque, que era a falta de segurança, reforçada a partir de medidas adotadas pelo poder público. As frequentes ocorrências de furtos e arrombamentos fazem parte do passado. Com as medidas adotadas, os eventos se multiplicaram. Confira abaixo algumas obras que foram inauguradas recentemente no parque de exposições nos últimos anos:

O acesso asfáltico até a Buriti e o Pró-Transporte

Nesta semana, estive na prefeitura conversando com o prefeito Valdir Andres, a fim de levar a ele informações sobre os procedimentos adotados pelo DAER para a conclusão do asfaltamento do acesso ao distrito da Buriti, um compromisso assumido pelo Governo do Estado com o município de Santo Ângelo durante a administração anterior. Tenho acompanhado esse processo e mantido contato permanente com as autoridades estaduais, que estão tomando as providências necessárias para a conclusão da obra. Falamos também sobre o programa Pró-Transporte, projeto encaminhado no ano passado, e que prevê a construção de mais de 400 quadras de asfaltamento na cidade. A expectativa é de que as obras possam iniciar até o final do ano. Trata-se do maior projeto de mobilidade urbana já implementado no município, cujo investimento chega a 34 milhões de reais. O prefeito Andres garantiu que todas as providências burocráticas estão sendo adotadas para que as obras comecem o mais breve possível.

Região Celeiro

No último sábado estive participando, em Três Passos, da reunião da coordenadoria do PDT da região Celeiro, presidida pela vereadora Marcia Mueller. Lideranças de vários municípios estiveram presentes debatendo o futuro do partido. O ex-deputado federal e vice-presidente, Pompeo de Mattos, representou a direção estadual.

Obra de acesso à Eugênio de Castro deve iniciar neste ano

Dias atrás, juntamente com o prefeito Daltro Steglich e os vereadores Marcos Mardonio e Miguel Lemos, participei de audiência com o secretário estadual de infraestrutura, Caleb de Oliveira, quando tratamos da pavimentação asfáltica do acesso ao município de Eugênio de Castro, investimento inicialmente previsto para acontecer em 2014. Nesta semana recebi, por parte da direção estadual do DAER, a notícia de que a obra será antecipada para este ano. O que o secretário Caleb tratou como uma possibilidade, na ocasião da audiência, efetivamente se confirmou. Importante registrar também o esforço e a contribuição do presidente estadual do PR, Cajar Nardes, nessa luta. Dias atrás ele se reuniu com o secretário estadual do Planejamento, João Motta, para tratar desse assunto. Realmente a união faz a força. Parabéns a todos.

Hoje, às 20 horas, no seu estande montado no parque de exposições, o Jornal das Missões vai lançar a mais nova edição da Revista das Missões, exclusivamente dedicada à 16ª Fenamilho. Trata-se de um documento histórico, portanto.

Secretário estadual do planejamento, João Motta, confirmou, em entrevista à Rádio Santo Ângelo na última quinta-feira, que a obra de asfaltamento do acesso à Eugênio de Castro está entre as 15 que serão antecipadas para esse ano.