A recuperação espetacular do HSA

0
99

Muito prestigiada a inauguração do novo bloco cirúrgico do Hospital Santo Ângelo, ocorrida no último sábado. As obras iniciaram no ano passado e contaram com recursos do Governo do Estado e do próprio hospital. Nos pronunciamentos, durante a solenidade, várias foram as referências aos momentos difíceis enfrentadas no passado e aos esforços empreendidos para evitar o fechamento desta que é a maior casa de saúde da região. Lembro de um episódio marcante e decisivo. Em dezembro de 2007, quando aprovamos a vinda dos técnicos do Hospital Mãe de Deus para implantar um novo modelo de gestão no hospital, a prefeitura repassou recursos emergenciais para que os salários atrasados fossem colocados em dia, a fim de criar as condições necessárias para que o trabalho fosse realizado. Foram mais de 800 mil reais na época, além da verba mensal que já havia sido aumentada em janeiro de 2005. Hoje, os críticos do passado mudaram o discurso. Tudo valeu a pena. Parabéns aos que acreditaram e se envolveram verdadeiramente no processo.

 

Diálogo com lideranças da região

Antes de participar da solenidade de inauguração do novo bloco cirúrgico do HSA, o secretário estadual da saúde, Ciro Simoni, abriu espaço na sua agenda para receber prefeitos e lideranças da região. Várias reivindicações foram feitas, especialmente com relação à liberação de recursos para a compra de ambulâncias e equipamentos para unidades básicas de saúde. Representantes de nove municípios estiveram presentes.

 

Don Ortaça

Não posso deixar de expressar a minha satisfação pela iniciativa da Câmara de Vereadores de conceder o título de Cidadão Honorário de Santo Ângelo ao grande Pedro Ortaça. Já disse, quando fui presidente da AMM, que, na minha opinião, todos os municípios missioneiros deveriam homenageá-lo pelo extraordinário trabalho que Don Ortaça realiza em prol da nossa cultura, valorizando e divulgando a nossa história mundo afora. É um dos quatro troncos missioneiros, ao lado de Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá e Noel Guarany. Parabéns aos vereadores santo-angelenses, em especial ao André Marques e Pedro Waszkiewicz, autores da proposição.

 

Protestos

Sobre os protestos que estão acontecendo pelo Brasil afora, e que mobilizam milhares de pessoas, desde que pacíficos, devem ser saudados com entusiasmo, afinal de contas, a manifestação livre é própria da democracia e importante para provocar as mudanças que o Brasil necessita. Os governos estão atentos e ainda tentando compreender esse movimento sem bandeira partidária, ao contrário das grandes mobilizações ocorridas no passado. Tudo isso faz parte de uma nova ordem social, resultado de uma sociedade cada vez mais complexa e interconectada. Apesar dos objetivos muitas vezes difusos desses protestos, no fundo a sociedade está expressando a sua contrariedade em relação ao atual status quo. Espera-se que essa mobilização da sociedade possa determinar transformações profundas no país. Veremos.

 

30 anos do JM

O Jornal das Missões completou 30 anos no último dia 15 de junho. Ao longo da sua história tem cumprido um papel importante para o desenvolvimento dos municípios missioneiros, não se limitando a divulgar o que acontece, mas proporcionando espaços para o debate sobre os assuntos relevantes e estratégicos da região. Importante lembrar nesse momento de todos aqueles que contribuíram para a construção da história deste periódico que acompanha a vida dos santo-angelenses e missioneiros há tanto tempo, sempre fiel aos princípios que nortearam a sua fundação. Não vou citar nomes, pois são muitos os profissionais de ontem e de hoje, mas fica aqui o nosso reconhecimento ao talento de cada um, pois são as pessoas que fazem a diferença nas organizações em que atuam, através das suas competências e habilidades.

 

Hoje à noite tem jogaço no ginásio Marcelo Mioso. Depois de vencer a AGSL na casa do adversário, no último sábado, a ASAF recebe a BGF de Bento Gonçalves. Jogando em casa, o momento é de afirmação. A torcida precisa fazer a sua parte.

Já no domingo será a vez do Santo Ângelo receber o apoio da torcida no estádio Raul Oliveira (Zona Sul). Tem que ganhar do Brasil de Farroupilha para garantir a classificação. Todos lá, portanto.