Audiência em Brasília sobre a BR-392

0
111

A audiência pública sobre a BR-392, trecho entre Santo Ângelo e Santa Maria, obra anunciada pela presidenta Dilma há poucas semanas, reuniu mais de uma centena de lideranças no último final de semana no Parque Siegfried Ritter. No encontro, foram debatidas questões referentes ao traçado da rodovia e as expectativas dos municípios da região das Missões e Central do Estado. Uma comissão foi constituída para acompanhar o processo daqui para frente, integrada por mim, pelo Cajar Nardes, pelo deputado Paulo Pimenta e por um representante de cada município presente.

Mais um passo importante foi dado para a concretização desse investimento que se constituirá, nos próximos anos, na maior obra rodoviária do governo federal no RS. No próximo dia 22 de maio, em Brasília, terá uma reunião com o diretor-geral do DNIT, Jorge Fraxe, quando serão buscadas mais informações sobre o andamento do projeto.

Ouvintes aprovaram novidades da Super

As novidades apresentadas pela Rádio Santo Ângelo nesta semana caíram no gosto dos ouvintes. Foi impressionante o número de ligações recebidas pela emissora ao longo da semana. Todos elogiando as alterações promovidas na área do jornalismo, com destaque para a estreia do experiente comunicador, Luiz Roque Kern, na apresentação do programa Rádio Visão, que vai ao ar de segunda à sexta-feira entre 8 e 10 horas, e para as alterações no programa Primeira Hora, conduzido pelo radialista Paulo Renato Ziembowicz, entre 7 e 8 horas, que apresentou uma série de novidades. Parabéns à equipe.

Vereador Augusto Steinhorst

Na semana passada relatei na coluna a visita que fizemos ao prefeito Cezar Coletto, de Vitória das Missões, quando falamos a respeito dos projetos do município para a área da saúde. Por falha deste colunista, não informei que esteve presente também na audiência o vereador Augusto Steinhorst, do PDT, que está no seu segundo mandato e, na sua atuação parlamentar, tem se destacado especialmente na defesa da agricultura. Parabéns pelo trabalho, vereador. Na foto, o vereador Augusto Steinhorst (segundo da esquerda para a direita) no encontro em Vitória.

Provedoria do HSA

Na última segunda-feira, Bruno Hesse, ex-secretário municipal da Fazenda, assumiu a provedoria do Hospital Santo Ângelo com a missão de dar continuidade ao bom trabalho que vinha sendo realizado. De uma crise sem precedentes nos seus mais de 80 anos de atividades, cujo auge foi atingido em 2004, a maior casa de saúde da região missioneira alcançou, no ano passado, um superávit superior a 4 milhões de reais. Uma virada espetacular, considerando a situação dramática que vivia o HSA há pouco mais de 8 anos, quando por muito pouco não fechou as suas portas.

Esse feito só foi possível a partir do apoio decisivo do poder público municipal e estadual, e de um novo modelo de gestão implantado pela provedoria. Lembro que, no final de 2004, quando disparamos o processo de salvamento do Hospital Santo Ângelo, a primeira missão foi convencer a professora Velci Machado a aceitar a difícil tarefa de assumir a provedoria. Foi ali que tudo começou. A missão foi aceita e cumprida com êxito. Sucederam a professora Velci, os provedores Luiz Vilmar Denardim e Ataídes Reis Brum, que deram continuidade ao trabalho e consolidaram o processo. A história segue, agora, com Bruno Hesse, que já integrava o grupo na condição de vice-provedor. Pela experiência e seriedade, vai fazer um grande trabalho, sem dúvida.

Abaixo, os provedores que iniciaram e consolidaram o processo de recuperação do HSA.

 

 

 

 

 

 

200 mil reais para o HSA

Na sua estada em Santo Ângelo, na semana passada, o deputado federal Giovani Cherini participou de uma reunião com a diretoria e funcionários do Hospital Santo Ângelo. Na ocasião, entregou ao então provedor Ataídes Reis Brum cópia do documento que destina uma verba de 200 mil reais para a compra de equipamentos e materiais para a casa de saúde. O recurso foi conseguido através do vereador Nader, que tem trabalhado de forma incansável buscando melhorias na área da saúde.

Giruá

No último domingo estive em Giruá, prestigiando a convenção municipal do PDT, que elegeu o ex-prefeito Luiz Antônio Giovelli presidente da executiva municipal. Presentes várias lideranças, vereadores, ex-prefeitos e o prefeito Fabiam Thomas, que preside a Associação Estadual de Prefeitos e Vice-prefeitos do PDT e faz uma grande administração no município.

Hoje à noite, no salão da Paróquia Santo Antônio do bairro Pippi, acontece a 10ª edição do Festival da Lasanha, promovido pelo movimento Emaús. Segundo o vereador Lauri Juliani, um dos organizadores do evento, a procura pelos cartões foi intensa durante a semana. Mais uma vez, com certeza, a casa estará cheia.

Diretor do Iesa, professor Julio César Lindemann, informa que já está aberto o processo seletivo para os cursos de Pedagogia e tecnólogos em Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos, na modalidade de ensino à distância, do Iesa. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.iesanet.com.br