Confirmado asfaltamento da Av. Valério Ribas em Entre-Ijuís

0
129

A pedido do prefeito de Entre-Ijuís, Paulo Meneghini, e do vereador Vilmar Rotilli, aproveitei a minha estada em Porto Alegre nesta semana para me reunir com o secretário estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, e com o secretário-adjunto, Cajar Nardes, para tratar sobre a retomada da obra de asfaltamento da Avenida Valério Emílio Ribas, que liga a cidade à BR-285. Dias atrás o DAER já havia definido que a obra seria priorizada, porém, faltava a autorização da Secretaria do Planejamento, o que ocorreu nesta semana. A previsão é de que em poucas semanas as máquinas comecem a trabalhar. Bela notícia.

 

Acesso à Buriti

Na mesma ocasião tratamos também sobre a conclusão do acesso asfáltico ao distrito de Buriti, obra já definida como prioritária pelo DAER e iniciada em 2010, a partir de um convênio assinado entre a prefeitura e o Governo do Estado. O secretário João Motta e o secretário-adjunto, Cajar Nardes, garantiram que os recursos orçamentários já foram alocados. O que falta é vencer algumas questões burocráticas apenas.

 

Reuniões regionais

Como coordenador regional do PDT, tenho participado das reuniões que o partido vem realizando no interior do estado, com o objetivo de discutir os caminhos a serem seguidos nas eleições do próximo ano. Na semana passada estive em São Borja e Santiago, juntamente com a direção estadual e nacional do partido. Duas alternativas estão sendo avaliadas. Uma delas seria apoiar o atual governador Tarso Genro, que buscará a reeleição. Neste caso, o PDT indicaria o candidato a vice. O outro caminho seria lançar um candidato próprio a governador. As reuniões estão sendo realizadas em todas as regiões do estado. No próximo dia 6 de julho será a vez dos trabalhistas das Missões debaterem o tema.

 

Obras no aeroporto regional começam na próxima semana

Falei nesta semana com um engenheiro da empresa Cotrel, de Santa Maria, contratada pelo Governo do Estado para executar a obra de ampliação do aeroporto de Santo Ângelo. A empresa já está se instalando por aqui e a previsão é que na próxima semana a reforma efetivamente comece. Está tudo certo, portanto. O investimento é de quase 6 milhões de reais e vai permitir que aeronaves de maior porte operem no aeroporto regional. Aliado a isso, o Governo do Estado sinalizou a possibilidade de reduzir o ICMS incidente sobre o querosene da aviação, que representa mais de 40% dos custos operacionais das companhias aéreas. Aeronaves maiores e a redução do imposto fariam com que o preço da passagem reduzisse consideravelmente.

 

Rumo à 1ª divisão

O time do Santo Ângelo parece que realmente embalou no campeonato. Os dois últimos jogos animaram a torcida, que passou a acreditar no retorno do clube à elite do futebol gaúcho. O trabalho está sendo bem feito, apesar de todas as dificuldades. A diretoria, sob o comando do presidente Vando, tem feito a sua parte, mesmo sem receber o apoio de todos os setores. Neste ponto, há que ser ressaltado o apoio de alguns empresários locais, liderados pelo Carlos Pippi, da Redemaq. Ainda falta muito, mas pelo que o time vem apresentando, dá para acreditar no retorno à 1ª divisão, sem dúvida.

 

A BR-116, principalmente acesso à Porto Alegre, permaneceu bloqueada por manifestantes durante quase 5 horas na última segunda-feira. Além de ficar preso no trânsito, vários motoristas acabaram sendo assaltados. Um caos.

No último domingo pela manhã, encontrei no Brique uma delegação da cidade de Itaqui, liderados pelo ex-vereador de Santo Ângelo e atual procurador da prefeitura daquela cidade, Julio Ubiratan dos Reis. Querem implantar um projeto semelhante em Itaqui.