Pela região

0
130

Nesta semana, participei de várias reuniões em diversos municípios, debatendo com as lideranças locais temas de interesse regional.

Porto Xavier

Em Porto Xavier, me reuni com o prefeito Paulo Sommer, quando tratamos de vários assuntos, dentre eles a liberação de recursos para o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, a construção da ponte internacional Porto Xavier – San Javier e da BR-392, trecho entre Santo Ângelo e Santa Maria. Participaram do encontro o vice-prefeito Fábio Bratz e vários secretários municipais. Logo depois, tive a oportunidade de visitar as instalações do hospital do município, quando fui recebido pelo presidente Orides Pavéglio e demais membros da diretoria.

Senador Salgado Filho

Em Senador Salgado Filho, participei de uma reunião com a presença de várias lideranças do município, dentre elas o presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Martins, o ex-prefeito Sedir Wastowski e secretários municipais. O principal assunto tratado girou em torno da obra de asfaltamento da ERS-867, que liga Senador Salgado Filho a Giruá. A obra já foi licitada pelo Governo do Estado e depende de questões de natureza burocrática para ser iniciada.

Bom Progresso

Em Bom Progresso, tive a oportunidade de visitar a Escola Técnica Estadual Celeiro, dirigida pelo amigo Jacques Konzen, que recebe alunos de vários municípios do RS. Prepara os estudantes para trabalhar na área da agricultura.

 

Crissiumal

Em Crissiumal, me reuni com o prefeito Roberto Bergmann, vereadores Eloir Magni, Guinter Schroter, diretor da escola técnica de Bom Progresso, Jacques Konzen, além de secretários municipais. Falamos sobre vários projetos encaminhados pelo município junto ao governo estadual.

São Miguel das Missões

Em São Miguel das Missões, participei de uma reunião com a presença do secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, ex-prefeito Valdir Frizzo, vereadores Oscar Machado, Jarbas Guarani e Eder dos Reis. Vários assuntos de interesse do município estiveram na pauta, dentre eles questões relacionada à área da saúde.

Santa Rosa

A convite do vereador Osório dos Santos, participei de uma reunião no gabinete do prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini. Um dos temas tratados foi a implantação, no município, de agências comunitárias dos correios, como fizemos em Santo Ângelo durante o meu governo. Na época, uma das localidades beneficiadas foi a Buriti. O vereador Osório levou a ideia ao prefeito Vicini, que prontamente acatou. O gerente da agência dos Correios de Santa Rosa, Edegar Belmonte, participou do encontro.

Capão do Cipó

Na última quinta-feira estive em Capão do Cipó, tratando com o prefeito Alcides Meneghini, vice-prefeito Anselmo Cardoso, secretários João Vargas e Marcelo Souza e vereadora Regina Araújo Weidmann, sobre o projeto de construção da BR-392. O prefeito de Entre-Ijuís, Paulo Meneghini, que é irmão de prefeito de Capão do Cipó, também participou da reunião. Aliás, a vereadora Regina é filha do conhecido empresário santo-angelense Juarez Távora de Araújo.

Convenções Municipais

O PDT segue realizando, em vários municípios, as suas convenções municipais.

São Luiz Gonzaga

No último sábado, em São Luiz Gonzaga, o ex-prefeito Aguinaldo Martins foi eleito presidente do partido, sucedendo o ex-presidente Emerson Marques de Mattos, que fez um belo trabalho. Estiveram presentes o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, vereadores Carina, Chiquinho Lourenço, Enderson e Adão Schmitz, dentre outras lideranças.

 

São Pedro do Butiá

A convenção municipal do PDT de São Pedro do Butiá também foi realizada no último sábado. O ex-secretário do município Noé Hilgert foi escolhido presidente. Presentes, o secretário estadual Afonso Motta, o ex-prefeito Darcisio Reidorfer, o vereador Jânio Fenner e o ex-vereador Afonso Ten Kathen, dentre outras lideranças.

 

 

 

No próximo dia 22, quarta-feira, várias lideranças da região irão participar de uma reunião em Brasília com o diretor geral do Dnit, Jorge Fraxe, sobre o projeto de construção da BR-392, ligando Santo Ângelo a Santa Maria. Como integrante da comissão que vai acompanhar o processo, estarei presente.