Recursos para a saúde

0
114

O governo do estado vem liberando recursos para a área da saúde para diversos municípios da região, a partir de projetos elaborados pelas prefeituras. A pedido das lideranças locais, tenho feito o acompanhamento de diversos desses processos junto à Secretaria Estadual da Saúde. Nesta semana, vários municípios foram contemplados com recursos para a compra de veículos e equipamentos, a partir de portaria publicada pelo governo. Alguns deles: Roque Gonzales, Porto Xavier, Pirapó e Dezesseis de Novembro.

Festival Cidade das Tortas

Começou ontem mais uma edição do Festival Cidade das Tortas. Neste ano, o evento não será realizado no Centro Histórico, como tradicionalmente ocorria, e sim diretamente nas empresas participantes, o que vai determinar uma nova dinâmica para o festival. De qualquer forma, quero reconhecer o esforço dos empresários e, especialmente, do presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, Geovani Gisler, que, apesar de todas as dificuldades, bancaram a realização desta 9ª edição, evitando deixar morrer esta ideia que tem servido para o fortalecimento das empresas do setor da gastronomia e também do turismo.

Asfaltamento da Rua Santa Rosa

Nesta semana foi concretizada mais uma obra importante, fruto de projeto encaminhado pela administração municipal anterior junto ao governo federal, que destinou os recursos. Trata-se do asfaltamento da Rua Santa Rosa, trecho entre a Rua Antunes Ribas e Av. Getúlio Vargas. Além dos moradores, quem também estava comemorando era o ex-vereador Edson Martins, que encaminhou o pleito à prefeitura há mais de dois anos. Assim que recebi a demanda, determinei a elaboração de projeto técnico para que fosse encaminhado ao Ministério das Cidades. No ano passado, os recursos foram liberados. Depois de todos os trâmites burocráticos, neste ano a CEF autorizou licitação da obra, concretizada nesta semana. Parabéns aos moradores e ao ex-vereador Edson Martins pelo trabalho. Valeu a pena a luta e a espera.

Instituto Farroupilha de Santo Augusto

A convite do Instituto Federal Farroupilha de Santo Augusto, participei, na última terça-feira, da 4ª Semana de Administração, promovida pelos alunos do curso de Administração de Empresas. Fizemos um belo debate sobre empreendedorismo e a nova gestão pública. Agradeço especialmente a professora Maria Aparecida Lucca pelo convite e parabenizo a direção do instituto pelo trabalho. O IFF de Santo Augusto conta hoje com mais de 1.300 alunos.

Capão do Cipó

No último sábado participei, em Capão do Cipó, de um seminário de formação política, promovido pela direção do PDT daquele município. Na ocasião, falei sobre as mudanças ocorridas na vida política do país e dos seus reflexos para os partidos políticos. Cansada de pagar impostos e receber serviços públicos precários, a população espera mudanças. Mais competência na gestão dos recurcos públicos e uma postura correta do ponto de vista ético é o que as pessoas esperam dos seus representantes.

 

Asaf

Na última quinta-feira, participei da entrega de uma moto sorteada entre os torcedores da ASAF. A ideia, do vereador Vinícius Makvitz, foi viabilizada através do apoio de várias pessoas e empresas. Parabéns à ASAF pela iniciativa.

 

 

 

Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), confirmou a realização do primeiro vestibular da instituição para o dia 14 de dezembro. Inicialmente, os cursos oferecidos serão na área da saúde e informática. Grande notícia.

A Rua Marechal Floriano deverá receber um grande público no dia de hoje para o desfile da Semana da Pátria. Há 191 anos, nosso país ganhava a sua tão sonhada independência.