Retorno

0
102

A partir de hoje, retomo a coluna que já assinei anos atrás. Pretendo, através desse espaço, compartilhar com os leitores informações, bem como analisar fatos do nosso cotidiano. Começo agradecendo a cada santo-angelense pela oportunidade que tive de administrar, por oito anos, a minha terra natal. Uma honra. Cresci, aprendi, amadureci muito ao longo desses últimos anos. Durante esse período, contamos com muitos parceiros. Por isso, também agradeço pelo apoio recebido de todos os segmentos da sociedade durante o nosso governo. Podemos dizer, com convicção, que governamos com a comunidade. Tudo o que fizemos por Santo Ângelo na longa e vitoriosa trajetória de noventa e seis meses permanece gravado na nossa memória. Seguiremos trabalhando pelo município, pela região e pelo Rio Grande, porque um missioneiro, em qualquer tempo e lugar, continua semeando ideias e projetos para honrar suas raízes e engrandecer a terra onde nasceu.

Novas atividades
A partir de agora, depois de oito anos à frente da prefeitura e de uma temporada de férias, retomo as atividades empresariais, das quais me afastei para assumir a prefeitura em 2005. Além disso, me dedicarei à vida acadêmica, como professor de Gestão Pública na URI e no Iesa, e também à política, na condição de coordenador regional do PDT. Aliás, pretendo, ao longo deste ano, viajar muito pela região e pelo Estado, visitando especialmente os municípios em que o PDT participa da administração municipal, buscando contribuir com a minha experiência de administrador público.

Herança Bendita

No final do ano, entregamos à comunidade um amplo relatório da nossa gestão à frente da prefeitura. Deixamos, nada mais, nada menos, do que 46 projetos em andamento, que somam R$ 110 milhões em investimentos. São obras e ações que irão se concretizar a partir deste ano. Cito como exemplo o Pró-Transporte, que prevê a pavimentação asfáltica de aproximadamente 400 quadras na cidade; o campus do Ifet, cuja construção dos prédios será iniciada nos próximos dias; a UPA, em instalação no bairro Pippi; além de dez projetos na área da habitação, que irão viabilizar a construção de mais de 1.100 novas moradias. Nesta semana, em Brasília, o prefeito Valdir Andres teve a oportunidade de assinar convênio com o governo federal referente ao projeto Cidade Digital, aprovado no ano passado, e que prevê a construção de 21 km de fibra ótica na cidade, o que vai permitir a interligação de todos os setores da prefeitura, como postos de saúde, escolas, secretarias, etc.

 A sensibilidade do prefeito André Marques

Nesta semana, acompanhado por vereadores do PDT, visitei o prefeito em exercício André Marques que, por quatro dias, respondeu pela chefia do executivo. Estava no exercício do cargo quando ocorreu a tragédia na boate de Santa Maria. No domingo, assim que soube do fato, convocou uma reunião e determinou que uma equipe composta por assistentes sociais e psicólogos do município se deslocasse àquela cidade para auxiliar no atendimento aos familiares. Fez mais, viajou à Santa Maria para acompanhar pessoalmente o trabalho. Além disso, tomou a decisão de cancelar um evento ligado ao carnaval, programado para acontecer naquele mesmo dia no Parque da Fenamilho. Merecem aplausos as atitudes e a sensibilidade do jovem prefeito André Marques.

A tragédia de Santa Maria
Difícil racionalizar os fatos ocorridos em Santa Maria. Difícil traduzir em palavras o nosso sentimento. Um misto de perplexidade, indignação, revolta, tristeza… Ainda chocado com a dura e incompreensível tragédia, registro minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desse terrível acontecimento, em especial, dos jovens santo-angelenses, Vinicius Uggeri, Matheus Engers Rebolho, Fernando Parcianello, Benhur Retzlaff e Lauriane Salapata. Como todos, sentimos na alma e no coração essas perdas irreparáveis. Que Deus conforte a todos. Toda tragédia tem lições. Toda tragédia exige providências. Justiça seja feita. 

Prefeito Fabiam faz excelente trabalho em Giruá

No último sábado estive no município de Giruá. Em meio ao tradicional Rodeio Crioulo, que se realizou no parque de exposições, o prefeito Fabiam Thomas assinou contratos e convênios, garantindo a construção de moradias populares para famílias de baixa renda, a liberação de recursos do programa de microcrédito para pequenos empreendedores, e a compra de equipamentos agrícolas, beneficiando produtores rurais. Na ocasião, o prefeito, que está no seu segundo mandato, aproveitou para apresentar os secretários que comporão a sua equipe de governo. Parabéns e sucesso ao amigo Fabiam, que faz uma administração exemplar. 

Unimed Missões
No último dia do ano de 2012, recebi o convite do presidente da Unimed Missões, Dr. Luis Carlos Cavalheiro, para participar de um almoço de confraternização com os funcionários da instituição. Aproveito para agradecer a homenagem recebida na ocasião e parabenizar a sua direção pelo trabalho realizado. Apontada por publicações especializadas na área como uma das melhores empresas para se trabalhar no país, a Unimed se constitui num modelo em termos de gestão. No ano passado, inaugurou o seu hospital, um dos grandes investimentos conquistados por Santo Ângelo nos últimos anos e que abriu, até agora, mais de 160 novas vagas de trabalho.

 

 

Hospital Santo Ângelo completa hoje 81 anos com muitos motivos para comemorar. A partir do apoio do poder público e de uma gestão profissional, se tornou uma referência em todo o Estado. Parabéns à direção e funcionários. Valeu à pena todo o esforço em busca da recuperação do HSA, que por muito pouco não fechou as portas há 8 anos.

 

Prefeito de Cerro Largo, Renê Nedel, foi eleito ontem presidente da Associação dos Municípios das Missões, entidade que tive a honra de presidir por duas oportunidades, em 2006 e 2010. Experiente, terá a responsabilidade de fortalecer a integração dos municípios missioneiros, que devem trabalhar sempre em sintonia na busca do desenvolvimento regional.