O que observar antes de investir em uma ação

0
130

Investir em ações é uma excelente alternativa para diversificar a carteira de investimentos. Mesmo que para alguns o cenário econômico pareça nebuloso, não é o que acreditamos firmemente. Vemos isso como oportunidade! Já dizia Warren Buffett, o maior investidor em ações do mundo e terceiro mais rico: “Compre ao som de canhões e venda ao som de violinos!” Não estaríamos em cenário interessante para aquisições? Diariamente não nos é passado nos meios de comunicação que o mundo irá acabar, que a Europa irá quebrar, Estados Unidos idem? Será que isso irá mesmo acontecer? Mas e o Brasil? Apesar das críticas quanto ao evento, mas será que nos próximos quatro anos nossa economia não crescerá ou no mínimo atrairá os investidores estrangeiros para eventos do quilate da Copa do Mundo e Olimpíadas? Será que com isso nossas empresas não crescerão exponencialmente? Isso, no entanto, não significa que devemos investir em qualquer ação de uma empresa, como em qualquer negócio é preciso seleção, saber o que comprar diferenciando empresas com boa administração de empresas de péssima administração.

Antes de tudo, é fundamental verificar seu perfil de investidor, se conservador, moderado ou agressivo. As corretoras oferecem este tipo de análise aos clientes e você pode fazer o teste pela internet. Em geral, pessoas com até 35 anos tendem a ter um perfil mais agressivo do que os investidores com mais de 50 anos de idade. Isso porque o prazo para o uso do investimento é menor para as pessoas com mais idade, o que os incentiva a aplicarem a maior parte de seu patrimônio em renda fixa ou em títulos atrelados a inflação, enquanto destinam uma quantia menor para as ações. De acordo com a idade as aplicações têm alguns objetivos diferentes. Podem ser: acumular, rentabilizar e preservar, quando no último estágio o objetivo é apenas viver de renda, fruto dos investimentos e atitudes financeiras tomadas no decorrer da vida.

Por outro lado, quanto menor a idade maior é a disposição do investidor ao risco e maior é o horizonte de maturação do investimento, o que favorece o investimento em ações.
Contudo, isso não significa que o investidor deva escolher um percentual a ser aplicado em ações e comprar as conhecidas “blue chips”, como Petrobrás e Vale, como às vezes ocorre com os iniciantes. Dos diversos métodos de investir, temos tido bons resultados usando o método Fundamentalista. Em suma, o método consiste em estudar e comparar empresas do mesmo setor e escolher as mais lucrativas, sólidas e com excelentes perspectivas de crescimento. Nossos estudos, por exemplo, não têm nos indicado como boas opções empresas como Petrobras ou Vale do Rio Doce.

O método que adotamos caracteriza-se por trazer bons ganhos no médio e longo prazo. A carteira de ações que gerimos, constituída no Clube de Investimentos Elevato, tem oferecido aos nossos clientes nos últimos três anos e três meses, resultados muito superiores ao benchmark que é o índice Ibovespa, sendo: +28,27% em 2012 (dados atualizados até 22 de agosto) contra +3,4% do Ibovespa e +176,40% em três anos contra +7,62% do Ibovespa no mesmo período.

Cabe frisar que o Clube é oficial, operando dentro dos trâmites da lei, sendo fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com Agentes Autônomos de Investimento regulados e aprovados na ANCOR, além de contar com gestor credenciado e autorizado pela CVM a operar. Diante do exposto, queremos que isto lhe sirva de estímulo ao estudo do mercado de ações antes de começar a investir. Participar de palestras, fazer cursos, ler livros sobre investimentos em ações é o melhor caminho para depois você atingir a sua liberdade financeira e realizar seus sonhos. Assim você aprenderá a investir em boas ações e ganhar um bom retorno principalmente se tiver paciência e deixar o seu investimento maturar, pois há coisas que demandam tempo, independentemente de talento ou dedicação para ocorrer, não dá para ter um bebê em um mês engravidando nove mulheres.

A propósito: para aqueles que querem saber mais sobre o mercado financeiro, haverá palestra gratuita, dia 29, quarta-feira, na Subsecção da OAB-Santo Ângelo. Favor confirmar presença no e-mail acima pois as vagas são limitadas! Um ótimo final de semana para todos!

“O sucesso nos investimentos não tem correlação com o QI, desde que seu seja maior que 125. Se tiver uma inteligência mediana, o que precisa é de disciplina para controlar os impulsos que fazem com que as outras pessoas tenham problemas nos investimentos.” Benjamin Graham.

*Com colaboração de Lucas Mendes