A primeira ponte de madeira sobre o Rio Ijuí Grande

0
275

O intendente Coronel Braulio de Oliveira, em mensagem apresentada ao Conselho Municipal de Santo Ângelo no ano de 1904 apresentou um documento do Governo do Estado no que se refere a construção da primeira ponte de madeira sobre o Rio Ijuí Grande. Realizamos a transcrição:

“Por ordem do illustre dr. Parobé, digno secretario de obras publicas foi autorisado o diretor da Colônia Ijuhy, nosso amigo dr. Augusto Pestana, a mandar cortar a madeira e fazer transportal-a para o local da obra, para a ponte de rodagem que vae construir-se no passo geral sobre o Ijuhy Grande, seis kilometros distante da prospera villa de Santo Ângelo, em Missões. Esta importante ponte, que tem 224 metros de secção de vasão, dois encontros, seis pillares de alvenaria e sete apoios sobre estacada, corresponde à uma vital necessidade para a viação fácil e rápida entre os municípios de Cruz Alta, Santo Ângelo, São Luiz e Palmeira, feracíssimos na producção agricola e cujos campos apropriam-se admiravelmente a creação vaccum, cavallar e muar. O nosso eminente chefe dr. Borges de Medeiros, cuja actividade profícua e creadora está voltada ao desenvolvimento material e moral do Rio Grande do Sul, como genuíno e acatado sucessor do inviolável extincto dr. Julio de Castilhos, promove incessantemente toda a sorte de melhoramentos para facilitar a vida e economica e industrial de nosso caro Estado. O orgam republicano se regosija em registrar factos uteis que attestam a benemerencia da nossa administração e envia parabens aos conspícuos amigos General Firmino de Paula e Coronel Bráulio Oliveira que tanto esforçaram-se para conseguir esse desideratum. Brevemente daremos sobre esse mesmo assumpto uma noticia descriptiva da obra e a importancia total de seu orçamento”.

O intendente Coronel Braulio de Oliveira concluiu o relatório ressalvando que: “Felizmente começa a ser uma realidade o sonho dourado dos nossos antepassados! ”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here