A primeira rainha da Fenamilho

0
452

A primeira rainha da Festa Nacional do Milho no ano de 1954, foi Wali Sachs Voese do Distrito de Buriti. Naquela época de acordo com a pesquisa oral realizada, Wali (in memoriam) comentou que cada distrito de Santo Ângelo nomeava uma candidata, assim como a sede do município. Foi no baile do Clube Gaúcho que as candidatas se apresentaram para a sociedade santo- angelense.

O curioso de tudo isso foi a realização da escolha após a contagem dos votos dos comerciantes da comunidade e distritos, que possuíam a responsabilidade de escolher as soberanas. O envolvimento da comunidade era alcançado pela compra de votos e a disputa era muito competitiva.

O resultado foi transmitido pela Rádio Santo Ângelo, e de acordo com Wali (in memoriam): ” A rádio estava transmitindo os resultados de cada uma. Era quase meia- noite quando anunciaram a vencedora. Quando isso aconteceu, desandei no choro. Foi muito emocionante! ”

Havia uma corte de dez jovens que acompanhavam as princesas da festa que fotam a Marga Tiefense Treter, Oracilda Alcântara e a rainha Walli Sach., em visitas de cortesias e divulgação da festa Nacional do Milho em cidades próximas.

Naquela época, não existia o parque de exposição e a Festa Nacional do Milho foi realizada na rua Firmino de Paula, hoje, avenida Getúlio Vargas, onde encontramos o IESA.

O povo brasileiro, no dia 24 de agosto foi surpreendido com a morte do então presidente do Brasil, Getúlio Vargas e a festa foi cancelada por alguns dias. A Festa Nacional do Milho ocorreu entre 15 de agosto a 7 de setembro de 1954.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here