As terras devolutas – 14 de Julho

0
239
O Distrito 14 de Julho hoje, a cidade de Santa Rosa pertencia ao município de Santo Ângelo

Em 1912, as matas próximas ao rio Uruguai constituíram a última reserva de terras devolutas do Rio Grande do Sul. Terras devolutas “ são terras públicas sem destinação pelo Poder Público e que em nenhum momento integraram o patrimônio de um particular, ainda que estejam irregularmente sob sua posse.

“O povoamento se expandia rumo ao Alto Uruguai e a rede ferroviária avançava para o noroeste, onde o ponto terminal na cidade de Cruz Alta estava a uma distância apenas 120 quilômetros de 14 de Julho hoje, Santa Rosa, facilitando o acesso de novos povoados.

O coronel Braulio Oliveira, Intendente de Santo Ângelo, correligionário do presidente do estado do Rio Grande do Sul Antônio Borges de Medeiros, no ano de 1913, solicitou a este a criação de uma colônia na rica zona de14 de Julho, para solucionar a questão dos intrusos que ocupavam à margem da Colônia Guarani, parte da qual foi posteriormente anexada à Santa Rosa. A criação de uma colônia oficial, além de regularizar a ocupação das terras, intensificava o comércio de madeira

O coronel Braulio Oliveira subchefe de política desta região e proprietário neste município quando Intendente de Santo Ângelo, muito interessou pela colonização de Santa Rosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here