Associação de Assistência aos tuberculosos-Sanatório

0
164

Na década de 40 em Santo Ângelo existia a Associação de Assistência aos tuberculosos Sanatório. Os infectologistas definem a tuberculose como uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Conforme com alguns dados pesquisados, “a tuberculose (TB) não tem bandeira, uniforme ou pátria. Acompanha o homem há muito tempo, talvez até, desde a época em que ele passava à condição de bípede. Existem relatos de evidência de TB em ossos humanos pré-históricos encontrados na Alemanha e datados de 8.000 antes de Cristo (AC). A TB de coluna vertebral e de ossos também já foi encontrada em esqueletos egípcios de 2.500 AC.

TB era associada às almas tristes e poéticas. Nesta época, era frequente a referência da TB entre literatas, poetas, músicos e escritores. Castro Alves, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu, mortos quando ainda estavam na fase dos 20 anos por causa da enfermidade.

Rodrigo Kerber em pesquisa realizada elenca que no extremo sul de Santo Ângelo, em meados da década de quarenta edificou-se a Associação de Assistência aos Tuberculosos Sanatório, que foi construída isolada em parte da cidade ainda sem ocupação devido à natureza e que ali era tratada na época.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here