Escola de Bordado da Casa Franke

0
156

O Arquivo Histórico Augusto César Pereira dos Santos recebeu uma doação de coleção de fotos do Augusto Bier, que integra seu riquíssimo acervo já existente. Segundo Darlan Marchi a foto que ilustra a coluna hoje, “são imagens do interior da Casa Franke, que se localizava no prédio da esquina das Ruas Marechal Floriano e 25 de Julho. Além do comércio em geral e da revenda de carros e de gasolina, o senhor Franke realizava negócios com máquinas de costura e bordado com foco no público feminino da cidade.

E, segundo relato do Sr. Elemar De La Rue (in memoriam): “Também havia lá uma agência bem equipada e sortida das máquinas de costura e bordado da marca Mundlos, alemã, com bem montada escola de bordados, cuja professora era a Gasparina”.

Darlan comenta sobre a riqueza de detalhes do interior do imóvel, assim como a moda e os cortes de cabelo na década de 30. Porém, indo além da beleza das fotografias, e buscando reconstruir a partir delas o ambiente político-social do período histórico que representam, tais imagens permitem remontar o universo feminino nas primeiras décadas do séc. XX, quando as mulheres ainda não tinham grande parte de seus direitos adquiridos e em sua maioria viviam para se dedicar ao casamento e às prendas domésticas.

A imagem postada nesta coluna só foi possível pois ainda existem pessoas preocupadas em preservar o material documento papel, conservá-los e ao mesmos tempo a realização de publicações.

Ao Augusto Bier parabéns pela doação da coleção familiar.

Obs: Visitem os seguintes blogs:

http://meuseuseseus.blogspot.com/

http://santoangeloemfatosefotos.blogspot.com/