Interessantes acontecimentos em Santo Ângelo

0
341
Rua Antunes Ribas e a praça Pinheiro Machado-aproximadamente 1915

A Agência Postal inaugurada em 8 de abril, teve como primeiro agente, João da Silva Monteiro que exerceu o cargo até 1919.

O primeiro Tiro de Guerra (1908), que funcionou na “ villa” foi o de nº25, fundado por Bonifácio Pereira Gomes, seu presidente. A linha de Tiro ficava nos terrenos da Livraria Missioneira, hoje, onde é o restaurante Quick, muito distante da “villa” no começo do século passado.

Os carreteiros realizavam “pousos” à beira da lagoa que estava situada onde hoje encontramos o Calçadão da 25 de Julho e dali para o norte só se avistavam campos, pois ali era o término da “villa”.

As cavalhadas, costume ibérico com fortes raízes no folclore rio-grandense tiveram no “Club Gaúcho” o seu grande incentivador. Sua última realização data 1925 e foi encenada na antiga praça da Liberdade (hoje, INSS entre outros). Na luta entre os mouros e cristãos, cavalheiros da alta sociedade santo-angelense, com seus cavalos, estavam na disputa da princesa Floripa (geralmente um barbado vestido de mulher). Encontramos uma excelente descrição das cavalgadas por Érico Veríssimo em o “Tempo e o Vento”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here