Monumento ao Índio Sepé Tiaraju

0
307

Na coleção fotográfica de Bruno Schmitd do acervo fotográfico do Arquivo Histórico Municipal Cesar Augusto Pereira dos Santos, encontramos a foto do projeto do “Monumento ao Índio Sepé Tiaraju”. A obra foi desenhada por Léo Rockembach, durante a administração do prefeito Odão Felipe Pippi, e deveria ser construída pelo escultor Valentin Von Adamovich, em 1960.

O Monumento ao índio Sepé Tiaraju deveria ser erguido junto a Praça da Bandeira (atual espaço em frente ao Teatro Municipal Antônio Sepp), esculpido em pedra grês, medindo cerca de 6 metros de altura. Porém, a enfermidade de Adamovich não permitiu que o projeto fosse efetivado.

No Museu Municipal é possível encontrar a escultura de um índio com uma lança nas mãos. A imagem inacabada era parte do projeto. A figura em tamanho natural transmite em sua aparência um certo ar de sofrimento, ela transpõe a dor que fazia parte do cotidiano do artista naquele momento.A morte de Adamovich em 1961 impediu que o artista realizasse mais essa obra.

O Monumento ao Índio Sepé Tiaraju que encontramos hoje em frente ao Teatro Municipal Antônio Sepp, é outro projeto executado pelo artista santo-angelense Olindo Donadel.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here