O comércio em 1929

0
135

A economia do Brasil, muito dependente das exportações de um único produto, o café foi atingida com a Crise de 1929.

O professor de história de Economia da FEA-USP, Renato Colistete alega que “O Brasil era fortemente dependente das exportações de café, e tinha uma enorme dívida externa, que precisava ser financiada com essas vendas.

Na nossa cidade naquela época foi fundada a Associação Comercial, Cultural, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santo Ângelo (Acisa), fundada no dia 4 de março de 1929, como uma associação sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e de direito privado.

Na esquina da 25 de Julho com a Marechal Floriano no ano de 1929 em nossa cidade, existia o comércio de propriedade do Augusto Franke, também fornecia gasolina aos veículos da cidade e região.

A casa de comércio Augusto Franke estava localizada na divisa entre a cidade velha (chamada de Brasil, estabelecida a partir do espaço da antiga redução e colonizada em sua maioria por descendentes de portugueses e a nova cidade que começava a se desenvolver da rua 25 de julho em direção à Zona Norte conhecida como de Alemanha, devido a colonização de descendentes e imigrantes desses países.

No espaço do prédio atualmente encontramos uma lanchonete, e apesar de não possuir em suas aberturas originais, conserva ainda em suas platibandas os desenhos e a volumetria incomuns.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here